Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/521
Título: Uso da internet para pesquisa escolar em ciências nos níveis de ensino fundamental
Autor(es): Tavares, Juliana Maria Nunes
Palavras-chave: Ciência (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Internet na educação
Professores de ciência - Formação
Data do documento: 21-Dez-2010
Abstract: The Internet is widely used by students to do school researches because it allows the access to a large amount of information. With the aim of evaluating the possibilities and risks offered by the network in transmitting information in the elementary school students and propose procedures for the use of sites on the Internet, the study consisted of a questionnaire to 456 students of public and private schools in Campos dos Goytacazes/RJ, in the analysis of six "sites" about Cell Respiration, Photosynthesis, Chemical, Average Speed, in comparing the contents of Sciences presented the "sites" reviewed with those contained in books didactic and production of a booklet. According to the questionnaires, 92,3% of the interviewed students use the Internet to do schoolworks and/or study on Science, 39,2% do not compare the content obtained on the Internet with those contained in didactic books and 41,3% do not consult the teachers about the information accessed on the Web. At the websites were found conceptuals and orthographics errors and omission of important informations, such as the assertion that to obtain energy the cell mandatorily needs glucose, the very simplified presentation of the glycolysis’ equation and incomplete relation of the noble gases. The study revealed that students lack the necessary care in the pursuit and use of information on Web Science, demonstrating the importance of the teacher guiding the research and indicated the need of evaluation in the information published on Internet.
Resumo: A Internet é muito utilizada pelos estudantes para a realização de pesquisas escolares, pois possibilita o acesso a uma grande quantidade de informações. Com o objetivo de avaliar as potencialidades e os riscos oferecidos pela Rede na transmissão de informação na área de Ciências aos alunos do Ensino Fundamental e propor procedimentos de utilização de “sites” da Internet, o estudo consistiu na aplicação de um questionário a 456 alunos de escolas públicas e privadas do município de Campos dos Goytacazes/RJ, na análise de seis “sites” sobre Respiração Celular, Fotossíntese, Ligações Químicas e Velocidade Média, na comparação dos conteúdos de Ciências apresentados nos “sites” analisados com àqueles contidos em livros didáticos e na produção de uma cartilha. De acordo com os questionários, 92,3% dos alunos entrevistados utilizam a Internet para realizar trabalhos escolares e/ou estudar sobre Ciências, 39,2% não comparam o conteúdo obtido na Internet com àquele contido em livros didáticos e 41,3% não consultam os professores acerca das informações acessadas na Rede. Nos “sites” analisados foram encontrados erros ortográficos e conceituais e omissão de informações importantes, tais como a afirmação de que para obter energia a célula obrigatoriamente necessita de glicose, a apresentação muito simplificada da equação da glicólise e a relação incompleta dos gases nobres. O estudo revelou que os estudantes não possuem o cuidado necessário na busca e utilização de informações sobre Ciências da Web, demonstrando a importância do professor orientador da pesquisa e indicou a necessidade de avaliação das informações publicadas na Internet.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/521
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.