Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/369
Título: Um estudo sobre a inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio através de abálises de opinião docente, de livros e de questões/ editais de vestibular
Autor(es): Freitas, Anna Laura Azevedo de
Ferreira, Rafaella Cruz
Palavras-chave: Física (Ensino médio) - Estudo e ensino
Professores - Formação
Data do documento: 18-Mai-2009
Abstract: This work aims to analyze the conjecture composed by teacher’s opinion, textbooks and questions / applications form from vestibular to show how it has been given the insertion of Modern and Contemporary Physics (FMC) in Secondary Education (High School) in the current context, as well to promote a reflection on the teaching of physics at this level. The growing number of studies in the teaching of physics has highlighted the urgency in making a curriculum reform in high schools in order to minimize the gap between physics and the reality of today's students. Thus, it is necessary to rethink the role of teachers in relation to changes which, although weak, could directly influence in his practice.
Resumo: Este trabalho visa analisar a conjuntura composta pela opinião docente, livro didático e questões/editais de vestibular, a fim de mostrar como tem-se dado a inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM) no contexto atual, além de promover uma reflexão sobre o ensino de Física neste nível. O crescente número de pesquisas na área de ensino de Física tem destacado a urgência em se fazer uma reforma curricular nas escolas de nível médio com o intuito de minimizar o abismo existente entre a Física da atualidade e a realidade dos alunos. Assim, faz-se necessário repensar qual o papel do docente no tocante às mudanças que, ainda que tímidas, poderão influenciar diretamente em sua prática profissional.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/369
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf569,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.