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dc.contributor.authorNeves, Eduardo da Silva-
dc.date.accessioned2018-03-23T23:26:08Z-
dc.date.available2018-03-23T23:26:08Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.urihttp://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1983-
dc.descriptionSendo o óleo vegetal parte importante da dieta da população brasileira, cria-se a preocupação sobre o descarte do óleo residual proveniente dessas atividades, uma vez que é conhecido que se rejeitado de forma incorreta, pode gerar danos irreparáveis ao meio ambiente. Baseado nesse contexto social, a temática da Educação Ambiental se apresenta como ferramenta importante para a minimização desses efeitos. Além disso, o conhecimento de métodos de reaproveitamento e reciclagem deste rejeito oferece à população atividades com fins lucrativos, o que pode aumentar sua fonte de renda e consequentemente melhoria da qualidade de vida. A fim de utilizar um recurso que possa auxiliar na elaboração das aulas de forma criativa e interessante, esta pesquisa utiliza as novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação na figura de um aplicativo para smartphone celular. Este aplicativo foi elaborado na plataforma “Fábrica de Aplicativos” de forma fácil e gratuita e contêm fotos, vídeos, reportagens e passo a passo para a produção de sabão e biodiesel, envolvendo os conteúdos da Química Orgânica atrelada à Educação Ambiental. Logo, este trabalho teve como objetivo principal investigar o uso de um aplicativo para smartphone celular como recurso facilitador no ensino-aprendizagem, a fim de ensinar as reações de saponificação (produção de sabão) e transesterificação (produção de biodiesel) a partir do óleo residual, além das funções químicas presentes na temática da Educação Ambiental. A referente pesquisa foi aplicada no Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso de Automação (Turma 1) e Edificações (Turma 2), com amostragem de 23 e 21 alunos, respectivamente. A proposta metodológica seguiu o perfil qualitativo, que fez uso de questionários como instrumento de coleta de dados, a fim de avaliar a aula por intermédio do aplicativo. Em ambas as turmas, os resultados obtidos foram positivos, significando que os discentes eficientemente aprenderam os conteúdos explanados. Além disso, o aplicativo foi avaliado pelos 44 alunos por meio de respostas dissertativas e de múltipla escolha, e através da análise desses dados, pode-se concluir que esta ferramenta pode ser inserida como material facilitador na educação como parte das TDICs, desde que seja guiada e planejada pelo professor.pt_BR
dc.description.abstractSince vegetable oil is an important part of the diet of the Brazilian population, a concern about the disposal of residual oil from these activities arises since it is known that when it is rejected incorrectly, it can generate irreparable damage to the environment. Based on this social context, Environmental Education thematic presents itself as an important tool for minimizing these effects. In addition, knowledge of reuse and recycling methods of this refuse offers the population for-profit activities, which can increase their source of income and consequently improve their quality of life. In order to use a tool that can help elaborating classes in a creative and interesting way, this research has used new Digital Information and Communication Technologies (DICTs) applied in education through the use of a mobile smartphone application. This application was elaborated on the "Fábrica de Aplicativos" platform in an easy and free way, and it contains photos, videos, reports, and step by step for the production of soap and biodiesel, involving the contents of Organic Chemistry linked to Environmental Education. Therefore, the main objective of this work was to investigate the use of a mobile smartphone application as a facilitating educational method, aiming to teach saponification (soap production) and transesterification reactions (biodiesel production), and also the chemical functions related to Environmental Education thematic. This research work was applied at the Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro in two classes of the 3rd year of High School integrated to Automation (Class 1) and Buildings (Class 2) courses, with a sample of 23 and 21 students, respectively. The methodological proposal followed the qualitative profile, which made use of questionnaires as the instrument of data collection, in order to evaluate the classes through the mobile application. In both classes, the obtained results were positives, meaning that the students efficiently have learned the established content. In addition, the mobile application was evaluated by 44 students through dissertation and multiplechoice answers, and through data analysis, and it could be concluded that this tool can be inserted as facilitating educational methods part of the DICTs, as long as it is guided and planned by the teacher.pt_BR
dc.description.sponsorshipInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Campos-Centro, Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza - Licenciatura em Química, campos dps Goytacazes, RJ, 2018.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherÉrika Soares Bull de Nadaipt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectAplicativo para smartphonept_BR
dc.subjectTDICspt_BR
dc.titleUso de aplicativo para smartphone celular como ferramenta facilitadora no ensino de reações orgânicas através da produção de sabão e biodieselpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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