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Título: Estudo de equações do 1º. grau com duas incógnitas no ensino fundamental com o auxílio de tablets
Autor(es): Barbosa, Camila Linhares Ribeiro
Palavras-chave: Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Equações algébricas
Inovações educacionais
Data do documento: Set-2017
Editor: Gilmara Teixeira Barcelos
Resumo: In Mathematics, besides natural language, representations of diverse registers are used, such as the algebraic and the geometric. Conversion among record representations is always necessary, but, in general, it is not a simple process for students, entailing several difficulties. Digital technologies have the potential to contribute to this conversion as they favor visualization and conjecture. However, this requires clear activities, organized for this purpose, taking into account the target audience for which it is intended. In this perspective, a didactic sequence was elaborated for the study of equations of the first degree with two unknowns, destined to students of Elementary School, using the application Desmos, in tablet. The investigation was based on the Theory of Records of Semiotic Representation according to which the registration representation conversion is responsible for intensifying the cognitive activity of the subject and providing a better understanding of mathematical subjects. Desmos is a free application that allows you to draw graphs and visualize both geometric and algebraic representations. It is intended to investigate the importance of the change of record representations for the study of first degree equations with two unknowns, with the help of the Desmos application, in tablet, associated to investigative activities. We chose a qualitative approach, through a case study. The instruments of data collection used were questionnaires, interview, observation and responses of the activities of the didactic sequence. Experimentation took place from September to November 2016 with eighth grade students in Juvenile and Adult Education at a Federal Education Institute. Data analysis, based on the theoretical contribution, showed that the use of the Desmos application associated with the investigative activities provided time savings for the conversions of algebraic and graphical registers, besides allowing a better understanding of the content, through the visual exploration of the Equation of the first degree with two unknowns.
Descrição: Na Matemática, além da linguagem natural, utilizam-se representações de registros diversos, tais como o algébrico e o geométrico. A conversão entre as representações de registros é sempre necessária, mas, em geral, não é um processo simples para os alunos, acarretando várias dificuldades. As tecnologias digitais têm potencial para contribuir para essa conversão, à medida que favorecem visualizações e estabelecimento de conjecturas. Entretanto, isso requer atividades claras, organizadas com essa finalidade, levando em consideração o público-alvo a que se destina. Nessa perspectiva, elaborou-se uma sequência didática para o estudo de equações do 1º. grau com duas incógnitas, destinada a alunos do Ensino Fundamental, utilizando o aplicativo Desmos, em tablet. A investigação fundamentou-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica segundo a qual a conversão de representação de registro é responsável por intensificar a atividade cognitiva do sujeito e proporcionar melhor compreensão de temas matemáticos. O Desmos é um aplicativo gratuito que permite traçar gráficos e visualizar tanto representações geométricas quanto algébricas. Visa-se investigar a importância da mudança de representações de registros para o estudo de equações do 1º. grau com duas incógnitas, com auxílio do aplicativo Desmos, em tablet, associado a atividades investigativas. Optou-se por uma abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários, entrevista, observação e respostas das atividades da sequência didática. A realização da experimentação ocorreu entre setembro e novembro de 2016 com alunos do 8º. ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um Instituto Federal de Educação. A análise dos dados, a partir do aporte teórico, sinalizou que o uso do aplicativo Desmos associado às atividades investigativas proporcionou economia de tempo para as conversões de registros algébricos e gráficos, além de permitir melhor compreensão do conteúdo abordado, por meio da exploração visual da equação do 1º. grau com duas incógnitas.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1879
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

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