Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1877
Título: Cartografando percepções
Título(s) alternativo(s): o uso de mapas mentais comoAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA PARA o estudos dos problemas socioambientais do município de Campos dos Goytacazes/RJ
Autor(es): Correa, Gabriel Duarte
Palavras-chave: Percepção ambiental
Educação ambiental
Problemas socioambientais
Data do documento: Set-2017
Resumo: The environmental crisis in force since the middle of the twentieth century has put pressure on schools and educators to include in the teaching-learning process methodologies that can discuss the environmental and social problems of space experienced by students in order to seek alternatives for change in the relation between man and /nature. One of these methodologies is the mental maps that can be used as a way to understand the environmental perception of the students about their space and, from this, to develop environmental education strategies. Thus, the present work will be developed through bibliographical surveys and mental maps workshops with students of Elementary School II of Santos Dumont College in Campos dos Goytacazes / RJ. Mind maps will help students become aware of the historicity and current use of their lived space in order to promote awareness in the school community. With the activity, the students are able to establish relationships between the spatial organization, showing the main environmental problems found in the city, proposing possible solutions for the sustainable use of the same.
Descrição: A crise ambiental vigente a partir de meados do século XX pressiona as escolas e os educadores a inserirem no processo de ensino-aprendizagem metodologias que consigam discutir as problemáticas ambientais e sociais do espaço vivido pelos discentes, a fim de buscar alternativas de mudança na relação homem/natureza. Uma destas metodologias são os mapas mentais que podem ser usados como forma de entender a percepção ambiental dos estudantes sobre o seu espaço e, a partir disso, desenvolver estratégias de educação ambiental. Assim, o presente trabalho se desenvolverá através de levantamentos bibliográficos e oficinas de mapas mentais com alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Santos Dumont em Campos dos Goytacazes/RJ. Os mapas mentais auxiliarão os discentes a se conscientizarem da historicidade e atual uso do seu espaço vivido visando a promover a sensibilização da comunidade escolar. Com a atividade, procura-se que os alunos possam estabelecer relações entre a organização espacial, evidenciando os principais problemas ambientais encontrados na cidade, propondo possíveis soluções para o uso sustentável da mesma.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1877
Aparece nas coleções:Pós-graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto.pdf489,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.