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Título: Produção do espaço escolar
Título(s) alternativo(s): a dimensão espacial da escola no atual contexto da educação brasileira
Autor(es): Ramos, Jéssica Rodrigues
Palavras-chave: Avaliação da educação
Educação - Brasil
Educação - Aspectos sociais
Educação - Objetivos
Data do documento: Set-2017
Editor: Philipe Braga André
Resumo: The geographical view on the production of the school space brings important contributions to a critical teaching, committed to a quality education and focused on the integral education of the student. Cognizing the communicative potential of the architecture of a space designed in the 17th century to meet the needs of the modern age is one of the keys to understanding the crisis that the contemporary educational system experiences. In order to do so, it dealt with a considerable bibliography in order to find records that revealed the transformations of the school space resulting from the technological and paradigmatic advances experienced by society during these more than 100 years of public school. Two examples are worked out to demonstrate the need to think about curriculum, pedagogical practice and school organization as essential in overcoming the traditional educational model: the Bridge School and the Vila-Escola Projeto de Gente. The first is a public institution, the second a private initiative, although very distinct both evidence how the school space is addressed within the proposals of the democratic school.
Descrição: O olhar geográfico sobre a produção do espaço escolar traz importantes contribuições para uma docência crítica, comprometida com uma educação de qualidade e voltada para a formação integral do educando. Perceber o potencial comunicativo da arquitetura de um espaço pensado no século XVII, para atender às necessidades da Idade Moderna, é uma das chaves que permite a compreensão sobre a crise que o sistema educacional contemporâneo vivencia. Para tanto, debruçou-se sobre considerável bibliografia, a fim de encontrar registros que revelassem as transformações do espaço escolar decorrentes dos avanços tecnológicos e paradigmáticos experimentados pela sociedade ao longo desses mais de 100 anos de escola pública. Dois exemplos são trabalhados para demonstrar a necessidade de se pensar no currículo, na prática pedagógica e na organização escolar como essenciais na superação do tradicional modelo educativo: a Escola da Ponte e a Vila-Escola Projeto de Gente. A primeira é uma instituição pública, a segunda uma iniciativa privada, apesar de muito distintas ambas evidenciam como o espaço escolar é abordado dentro das propostas da escola democrática.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1876
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