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Título: Mapas conceituais no ensino de química
Título(s) alternativo(s): relato de uma experiência
Autor(es): Vianna, Carlos Alberto Fonseca Jardim
Texto integral disponível apenas na biblioteca do IFF Campos
Palavras-chave: Teoria do conhecimento
Mapas Cognitivos (Psicologia)
Psicologia da aprendizagem
Química – Estudo e ensino (Superior)
Data do documento: 2007
Editor: Alencar, Marlúcia Cereja de
Resumo: This work tells the experience of the author in the teaching of disciplines of Chemistry, when it used the concept maps in the organization of the lessons and the learning of the pupils, with the purpose to demonstrate the importance of the use of this tool for the practical teaching. As theoretical target of the monograph, it presents the theory of the meaningful learning of David Ausubel, where if it finds the theoretical base for the conceptual maps, that had been considered by Novak and collaborating. The experience was lived in classroom, with two regular groups of 1 0 year of average education, duly registered in the State College Dr. Jose Pear, in the interior de Campos of the Goytacazes. The concept maps had been used by only one of the groups, however, the lesson script, the contents, and the assessment of the learning had been the same ones for two. The results of the experience are similar to the gotten ones for Moreira, and point with respect to a small increase in the individual income of more of the half of the pupils who had used concept maps in its lessons of Chemistry, in comparison with the pupils of the class. It had an attempt to repeat the same experience with others two not regular groups, however the results could not have been compared.
Descrição: Este trabalho relata a experiência do autor na decência da disciplina de Química, quando utilizou os mapas conceituais na organização das aulas e na aprendizagem dos alunos, com a finalidade de demonstrar a importância da utilização desta ferramenta para a prática docente. Como escopo teórico da monografia, apresenta a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, onde se encontra a base teórica para os mapas conceituais, que foram propostos por Novak e colaboradores. A experiência foi vivida em sala de aula, com duas turmas regulares do 1º ano do ensino médio, devidamente matriculadas no Colégio Estadual Dr. José Pereira Pinto, no interior de Campos dos Goytacazes. Os mapas conceituais foram utilizados por apenas uma das turmas, no entanto, o roteiro de aula, os conteúdos, e a avaliação da aprendizagem foram às mesmas para ambas. Os resultados da experiência são semelhantes aos obtidos por Moreira, e apontam para um pequeno aumento no rendimento individual da metade dos alunos que utilizaram mapas conceituais em suas aulas de Química, em comparação com os alunos da outra turma. Houve uma tentativa de repetir a mesma experiência com outras duas turmas não regulares, porém os resultados não puderam ser comparados.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1791
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