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Título: Ondas eletromagnéticas e visão humana
Título(s) alternativo(s): Material complementar para o ensino médio sob a perspectiva do currículo mínimo-RJ
Autor(es): Nogueira, Diana Mary Moura
Freitas, Priscila dos Santos Caetano de
Palavras-chave: Ciências - Curriculo
Ciências - Estudo e ensino
Data do documento: 13-Mai-2016
Abstract: The purpose of this research paper is to make seizures on teaching, on a differentiated teaching material based on Electromagnetic Waves applied to the human eye, encompassing the physical, chemical and biological aspects, in view of the Currículo Mínimo for the State of Rio de Janeiro to the third grade of High School. The theoretical support of research based instructional intervention models in Science Education and didactic models of teachers while teaching knowledge. As didactic resource using the History and Philosophy of Science and the use of experimentation to redeem the interest of students. Before the new proposal the State curriculum, one of the biggest problems encountered by teachers was the insufficiency of appropriate approach made by textbooks. Based on qualitative research, semi-structured interviews, showed in talks of respondents that aspects such as interdisciplinarity and contextualization of teaching material and one can infer that such intervention is appropriate and that the approach used enhances learning.
Resumo: O objetivo deste trabalho de pesquisa é fazer apreensões sobre o ensino, diante de uma intervenção didática diferenciada com base em material complementar sobre Ondas Eletromagnéticas aplicadas ao olho humano, abrangendo os aspectos físicos, químicos e biológicos, na perspectiva do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro para a 3º série do Ensino Médio. O suporte teórico da pesquisa apoia-se nos modelos didáticos de intervenção no Ensino de Ciências e nos modelos didáticos dos professores, enquanto saberes docentes. Como recurso didático utilizou-se a Historia e Filosofia da Ciência e o uso de experimentações para resgatar o interesse dos alunos. Diante da nova proposta curricular do Estado, um dos maiores problemas encontrados pelos professores foi a insuficiência da abordagem adequada feita pelos livros didáticos. Fundamentando-se na pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, evidenciaram-se na fala dos entrevistados aspectos como a interdisciplinaridade e a contextualização do material didático e pode-se inferir que tal intervenção é pertinente e que a abordagem utilizada potencializa a aprendizagem.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/1142
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