Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/961
Título: Materiais alternativos no ensino de química para alunos com e sem deficiência visual
Autor(es): Paes, Rosana da Gama
Palavras-chave: Química (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Deficientes visuais - inclusão escolar
Deficientes visuais - Educação
Material Didático
Data do documento: 20-Out-2013
Resumo: A inclusão de alunos com necessidades especiais é cada dia mais comum nas escolas do Brasil, porém, na maioria das vezes, não ocorre de forma eficiente. No caso dos alunos com deficiência visual, observa-se que a falta de material didático adequado e de professores capacitados são a maior causa para que os alunos não obtenham desempenho semelhante aos alunos normovisuais. No ensino de Química esse problema é ainda maior por se tratar de uma disciplina em que a maioria dos conceitos são compreendidos com mais facilidade utilizando elementos visuais. Visando efetivar a inclusão e auxiliar os professores de Química a contribuírem para que o aluno com deficiência visual seja realmente incluído na escola desenvolveu-se um material didático alternativo para ensino de biomoléculas, especificamente proteínas, à base de biscuit. O material foi aplicado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, em que alunos normovisuais e com deficiência visual (baixa visão) estavam matriculados, mostrando contribuição significante para o aprendizado tanto dos alunos normovisuais como da aluna com deficiência visual.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/961
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.