Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/955
Título: Proposta interdisciplinar no ensino de física e biologia utilizando ferramentas didático-experimentais das radiações eletromagnéticas
Autor(es): Barros, Alice Lubanco Leal
Navarro, Bruno Viana
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data do documento: 18-Out-2013
Resumo: Já é um consenso entre a maioria dos educadores que o processo de ensino fragmentado e desvinculado da realidade não fornece resultados satisfatórios e deve ser abandonado. Por outro lado, tem-se observado que tanto à aplicação de atividades experimentais quanto interdisciplinares vêm contribuindo de forma muito positiva no sentido de aumentar o interesse dos alunos pelos conceitos discutidos em sala de aula. Dessa forma, este trabalho vem promover o conhecimento global através da articulação entre os conceitos de Biologia e Física. Para tanto foram construídos, utilizando materiais de baixo custo, experimentos simples capazes de se demonstrar alguns conceitos relacionados ao estudo das radiações eletromagnéticas. Além de um espectrofotômetro caseiro, que demonstra a decomposição da radiação visível em várias cores de diferentes frequências, construiu-se um scanner infravermelho capaz de demonstrar como ocorre o processo de absorção da radiação eletromagnética pela matéria – similar ao que ocorre em aparelhos de diagnóstico clínico, como os de raios X
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/955
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.