Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/911
Título: A utilização de filmes como recurso didático no ensino de geografia
Título(s) alternativo(s): Relato de uma experiência
Autor(es): Tavares, Silvano Motta
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Filme cinematográfico - Geografia - Estudo e ensino
Cinema e educação
Data do documento: 18-Mai-2013
Abstract: This descriptive study seeks to answer to the question: "What is the impact on the usage of film as a teaching resource in teaching Geography?”. Part of the reflection that long mixed up teaching or imparting disciplinary expertises and in this context, the student was a passive agent receiving information to what they understood as learning and the teacher was the transmitting agent. The idea of an action learning-teaching rousing the interest of the student ended up turning the teacher and student agents in the process. The student's interest became the force that drives the learning process, their experiences and discoveries, the engine of their progress and the teacher a generator of stimulating and effective situations. The feasibility of improving different pedagogical innovations is consolidated with a tool called film, which has long been influencing cultures and societies. In this sense, the purpose of this paper is to report the experience lived in supervised training with students from public schools in São João da Barra in 2007, The school Alberto Torres. It contextualizes also the didactic-pedagogic importance, due to the fact that the exhibition of films becomes an object in the knowledge that they are historically constructed, as they weave through different temporalities and contexts, their social significance highlighted in the material displayed. Therefore, the use of films in the classroom, express confirmation of the transformations achieved by the contemporary school. Films promote social development, with the shared experience with others. Different views come to a point where they meet and go together. It is the knowledge of a displayed truth. The film, as it facilitates the apprehension of reality makes the seized knowledge more of a process than a product.
Resumo: O presente estudo descritivo ao buscar resposta para a questão: “Qual o impacto da utilização de filmes como recurso didático no Ensino de Geografia?”, parte da reflexão de que por muito tempo confundiu-se ensinar com transmitir conhecimentos específicos disciplinar e, nesse contexto, o aluno era um agente passivo de recebimento de informações, que chamavam aprendizagem e o professor era o agente transmissor. A ideia de uma ação ensino-aprendizagem despertadora do interesse do aluno acabou transformando o professor e o aluno em agentes do processo. O interesse do aluno passou a ser a força que comanda o processo da aprendizagem, suas experiências e descobertas, o motor de seu progresso e o professor um gerador de situações estimuladoras e eficazes. A viabilização de aprimorar diferentes inovações pedagógicas consolida-se com uma ferramenta denominada cinema, que há muito vem influenciando culturas e sociedades. Neste sentido, a proposta deste trabalho é relatar a experiência vivenciada no estágio supervisionado junto a alunos da rede pública estadual no município de São João da Barra no ano de 2007, Colégio Estadual Alberto Torres. Contextualiza-se, ainda, com a importância didático-pedagógica, decorrente do fato de que a exibição de filmes vem a ser um objeto em que se encontram os saberes historicamente construídos que tecem, por intermédio de diferentes temporalidades e contextos, o seu significado social destacado no material exibido. Portanto, o uso de filmes, na sala de aula, expressa a confirmação das transformações alcançadas pela escola contemporânea. O cinema favorece o desenvolvimento social, com a vivência compartilhada com o outro. São olhares cruzados que num dado momento se encontram e caminham juntos. Trata-se de o conhecimento de uma realidade visualizada. O filme ao facilitar a apreensão da realidade torna o saber apreendido muito mais processo do que produto.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/911
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.