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Título: Ensino de geografia na perspectiva da educação inclusiva
Título(s) alternativo(s): Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficência visual em escolas públicas no Municípios de Campos dos Goytacazes
Autor(es): Ferreira, Meirislane Tavares Künch
Conceição, Renato Batista da
Palavras-chave: Deficientes - Educação - Campos dos Goytacazes (RJ)
Deficientes visuais - inclusão escolar
Inclusão na educação
Geografia - Estudo e ensino
Data do documento: 18-Abr-2013
Abstract: This study aims to examine inclusive education, with an emphasis on visual impairment within three schools of education in the municipality of Goytacazes / RJ, and share the results obtained from the experience of the extension project of making of tactile maps for teaching geography held at the Support Center for Persons with Special Educational Needs (NAPNEE) of the Federal Fluminense campus Campos-hundred. The research methodology consisted of analyzing through literature surveys the history of inclusive education and the inclusion of visually impaired people in society. Subsequently, we sought through interviews with students, teachers and professionals involved Geography, reflect the measures proposed by laws and the actual situation of visually impaired students currently placed in schools-field belonging to municipal, state and federal. We evaluated the difficulties faced by these visually impaired students in classrooms for regular education in order to understand the beaten track for the real implementation of inclusive education, especially with regard to teaching and learning in Geography lessons. These reflections made by understanding the different contexts, teaching resources and methodologies of teaching and learning for inclusion of visually impaired classes of Geography regular education.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino de Geografia na perspectiva da educação inclusiva, com ênfase na deficiência visual no âmbito de três escolas públicas de ensino regular no município de Campos dos Goytacazes/RJ, além de compartilhar os resultados obtidos a partir das experiências no projeto de extensão de confecção de mapas táteis para o ensino de Geografia desenvolvido no Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE) do Instituto Federal Fluminense campus Campos-Cento. A metodologia da pesquisa consistiu em analisar por meio de levantamentos bibliográficos, o histórico da Educação inclusiva e a inclusão do deficiente visual na sociedade. Posteriormente, buscou-se através de entrevistas com alunos, professores de Geografia e profissionais envolvidos no cotidiano de escolas inclusivas, refletir as medidas propostas por leis e a real situação dos alunos com deficiência visual inseridos atualmente nas escolas-campo pertencentes às redes municipal, estadual e federal. Avaliou-se as dificuldades enfrentadas por estes alunos deficientes visuais em salas de aula do ensino regular, buscando entender os caminhos já trilhados para a real concretização da inclusão escolar, especialmente no que se refere ao ensino e aprendizagem nas aulas de Geografia. Reflexões estas realizadas a partir da compreensão dos diferentes contextos da escola pública brasileira, dos recursos didáticos e metodologias de ensino-aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais nas aulas de Geografia do ensino regular.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/893
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