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Título: A química do sabão e as questões ambientais como tema gerador do conhecimento químico
Autor(es): Oliveira, Laís Stoller
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Sabão
Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data do documento: 15-Abr-2013
Abstract: The chemical knowledge has been very fragmented and decontextualized. The modern society aims the formation of a critical-reflective citizen, someone that has the capacity to reflect about social changes that surrounds him. The distance between the content and the student’s experience has been one of the big obstacles of the Chemical teaching. This work proposes the using of the soap made by means of recycled cooking oil, in an environmental and social slope, like a generator theme of the chemical knowledge in contraposition to the decontextualization and fragmentation in the Chemical subject. A didactic material was developed like a guide in order to break the contextualizations obstacle proposed by the books that not always come to make a place in student’s life. The first class stage was the application of an educational video reporting an environmental vision about cooking oil. An experiment was also used to enrich and stimulate the students, about the approached topic, developing the homemade soap production in a small scale with them. An important point that was observed is that 50% of the students didn’t know the cooking oil reuse possibility. After the experimental part performance, the students, in informal talk, showed themselves so interested about developing an oil recycle project on the school, fact that confirms this teaching method efficiency, because the students built their own knowledge, furthermore, an influential and reflexive citizens consciousness was developed.
Resumo: O conhecimento químico tem sido muito fragmentado e descontextualizado. A sociedade moderna visa a formação de um cidadão crítico-reflexivo, um indivíduo que tenha a capacidade de refletir sobre as mudanças sociais que o cercam. A distância entre o conteúdo e a vivência do aluno vem sendo uma das grandes barreiras do ensino de Química. O presente trabalho propõe o uso do sabão produzido por meio de óleo de cozinha reciclado, em uma vertente ambiental e social, como um tema gerador do conhecimento químico em contraposição à descontextualização e fragmentação na disciplina de Química. Desenvolveu-se um material didático como um guia a fim de romper a barreira de contextualizações propostas pelos livros que nem sempre vem fazer parte da vida do educando. A primeira etapa da aula foi a aplicação de um vídeo educativo relatando uma visão ambiental sobre o óleo de cozinha. Usou-se, também, o recurso do experimento para enriquecer e estimular os alunos, frente ao assunto abordado, desenvolvendo-se a produção do sabão caseiro em pequena escala com os alunos. Um ponto importante que foi observado é que 50% dos alunos não sabiam da possibilidade do reaproveitamento do óleo de cozinha. Depois de realizada toda a parte experimental, os alunos, em conversa informal, se mostraram muito interessados em desenvolver um projeto de reciclagem de óleo pela escola, fato que confirma a eficiência deste método de ensino, pois os alunos construíram seu próprio conhecimento, além disso, desenvolveram uma consciência de cidadãos influentes e reflexivos.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/891
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