Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/859
Título: Batista, Luana Carvalho. Paradigmas da ciência no século XXI
Título(s) alternativo(s): reducionismo, emergentismo e pensamento complexo na visão de graduandos de ciências da natureza
Autor(es): Batista, Luana Carvalho
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Reducionismo
Emergentismo
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data do documento: 1-Abr-2013
Resumo: O desenvolvimento humano e do pensamento científico caminha a partir de questionamentos de como a natureza se comporta e de como interpretar os fenômenos nela observados. Os sistemas estudados nas Ciências da Natureza costumam ser fragmentados em subsistemas que são trabalhados em disciplinas como Biologia, Física e Química. Muitos subsistemas obedecem a uma hierarquia de complexidade que são importantes para as conexões das disciplinas e que podem contribuir para a construção de um ensino mais interdisciplinar. No entanto, a compreensão da fundamentalidade dessa hierarquia de complexidade ainda não é um consenso na comunidade científica, que se divide entre as visões reducionista e emergentista. O objetivo central desta pesquisa é analisar opiniões de alunos do sétimo e oitavo períodos do curso de Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense, acerca da complexidade dos fenômenos naturais estudados em Biologia, Física e Química tendo em vista os conceitos de reducionismo, emergentismo e complexidade. Conceitos estes que permeiam o paradigma da ciência no século XXI. Para tanto, além de revisão bibliográfica foi utilizado como recurso metodológico um questionário que adota a escala de Likert para analisar o grau de concordância dos alunos.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/859
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PARADIGMAS DA CIÊNCIA NO SÉCULO XXI.pdf868,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.