Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/858
Título: Uma intervenção didática interdisciplinar utilizando o tema transversal etanol em uma turma de ensino médio integrado ao técnico em meio ambiente
Autor(es): Linhares, Fernanda Gomes
Palavras-chave: Fractais (Ensino médio) - Estudo e ensino´
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data do documento: 1-Abr-2013
Resumo: Este trabalho propõe uma aula transversal com o tema etanol, que corresponde ao tema Meio Ambiente citado nos PCNs, como metodologia alternativa no ensino interdisciplinar das Ciências da Natureza, objetivando despertar a curiosidade dos alunos diante do tema. Esta metodologia foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Meio Ambiente do câmpus Campos-Guarus do Instituto Federal Fluminense. Utilizando a aplicação de questionário, esta pesquisa também visa analisar como os alunos relacionam os tópicos abordados no tema etanol com os conteúdos por eles estudados nas disciplinas regulares convencionais e qual é a compreensão desses alunos diante de temas como o utilizado nesta pesquisa. Como recurso instrucional, foi utilizado um mapa conceitual dos processos do etanol, a fim de suscitar a conexão dos assuntos já estudados de forma fragmentada durante o curso escolar. Da análise constatou-se que o uso de temas pode auxiliar a conexão dos saberes dos alunos, podendo ser um instrumento facilitador da aprendizagem significativa nas etapas finais do Ensino Médio.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/858
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.