Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/840
Título: Matemática financeira
Título(s) alternativo(s): Contemplando alunos do EJA
Autor(es): Tavares, Márcia Gisele Nunes
Pereira, Neiva de Lurdes dos Santos
Palavras-chave: Matemática financeira - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Data do documento: 22-Nov-2012
Abstract: This final work of bachelor's degree in Mathematics aims to investigate the level of knowledge that the student of Youth and Adults Education (YAE) has about Basic Financial Mathematics, that is, percentage calculations and compound interest, as well as its direct application on his daily life. Keeping in mind that we have the commitment with the formation of the young in YAE, running through the specific subjects of Financial Mathematics articulated with the Education for consumption, a qualitative research was done in an YAE's class. For that investigation, there were elaborated in context activities, involving the students' daily life. As we analyzed the results of their application, we verified that the concern of YAE's students about Financial Mathematics subjects is natural. However, they have a great lack of knowledge about it. We observed that they are lacking of knowledge even about the basic requirements, that is, percentage calculation itself.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo investigar o nível de conhecimento que o aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sobre Matemática Financeira Básica, ou seja, cálculo de porcentagens e juros compostos, bem como de sua aplicação direta em seu cotidiano. Visto que temos o compromisso com a formação dos jovens da EJA, perpassando pelos conteúdos específicos da Matemática Financeira articulada com a Educação para o consumo, foi feita uma pesquisa qualitativa em uma turma da EJA. Para tal investigação, foram elaboradas atividades contextualizadas, envolvendo o dia a dia dos alunos. Ao analisarmos os resultados obtidos com a aplicação, verificamos que o interesse dos alunos da EJA pelo conteúdo de Matemática Financeira se dá de forma natural. Porém, estes possuem uma grande defasagem desses assuntos. Percebemos que eles são carentes de conhecimento no que diz respeito inclusive ao pré-requisito básico, ou seja, o cálculo de porcentagens.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/840
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATEMÁTICA FINANCEIRA CONTEMPLANDO ALUNOS DA EJA.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.