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Título: A estatística nas diretrizes nacionais e sua abordagem nos livros didáticos de matemática atuais
Autor(es): Gomes, Flávia da Silva
Palavras-chave: Estatística (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Estatística (Ensino médio) - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Livros didáticos
Data do documento: 21-Nov-2012
Abstract: The purpose of this research is to analyze the approach of Statistics in current collections of mathematics textbooks, with respect to the national guidelines to its study. To this end, five collections of College textbooks and five collections of High School textbooks were chosen at random, among those in National Guides of Textbooks of The National Textbook Plan of 2011 and 2012, respectively. As an analysis criteria, it was evaluated the observation to each one of the principles contained in National Curricular Parameters for College Education and those in Complementary Educational Orientation to the National Curricular Parameters for High School, both in Mathematics. In College, at first each collection's textbook was analyzed separately. After that, it was made the classification by cicle, and finally, the collection has been analyzed as a whole. In High School, there are no cicles, and in most of the collections, Statistics appears only in one textbook, so the collections were globally analyzed. It was established the absence of many subjects in College textbooks, with many intersections among all the collections. In High School, no subjects are missing, but the approach of Statistics is poor and it's far from the directions of the official documents. This work, that can be considered a qualitative research of bibliographic review, exposes the little attention paid to Statistics in most of the current textbooks, although its study is pointed as essential both in PCN and PCN+. To investigate the existence of an eventual add to the study of Statistics, made by teachers in the classroom, tests were applied to students in Junior Year of High School and in the beginning of Mathematics Bachelor course of a federal institution in the city of Campos dos Goytacazes. The answers that were obtained indicate that the students remember very little or almost nothing about their studies of Statistics in Basic Education.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a abordagem da Estatística em coleções atuais de livros didáticos de Matemática, de acordo com critérios baseados nas diretrizes nacionais para o ensino deste conteúdo. Para tanto, cinco coleções de segundo segmento do Ensino Fundamental e cinco de Ensino Médio foram aleatoriamente escolhidas, dentre aquelas constantes dos Guias Nacionais do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático 2011 e 2012, respectivamente. Como critério de análise foi avaliada a observância a cada um dos preceitos contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Fundamental para o 3º. e 4º. ciclos (PCN) e nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCN+), ambos para a disciplina de Matemática. No Ensino Fundamental, foi feita a análise de cada volume da coleção, separadamente. Em seguida, fez-se a classificação por ciclo, e por fim, da coleção como um todo. No Ensino Médio, por não haver divisão em ciclos e pelo fato de, na maioria das coleções analisadas, a Estatística constar em apenas um dos três volumes, foi feita uma análise global. O que se constatou foi a ausência de vários temas nos livros didáticos de Ensino Fundamental, havendo interseções entre todas as coleções. No Ensino Médio não há ausência de conteúdos, porém a abordagem da Estatística é incipiente e está distante da forma preconizada nos documentos oficiais. Este trabalho, que pode ser considerado uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, evidencia a pouca importância dada à Estatística na maioria dos livros didáticos atuais, apesar de seu estudo ser apontado como essencial tanto nos PCN quanto nos PCN+. A fim de investigar a existência de uma eventual complementação ao estudo de Estatística, feita pelo professor em sala de aula, foram aplicados questionários a alunos do 1º. ano do Ensino Médio e do 1º. período do curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal do município de Campos dos Goytacazes. As respostas obtidas indicam que os alunos pouco ou quase nada se recordam sobre seu estudo de Estatística no Ensino Básico.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/839
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

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