Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/837
Título: Perímetro, área e semelhança de figuras planas
Título(s) alternativo(s): Contribuições do uso de material de apoio para a aprendizagem significativa
Autor(es): Ribeiro, Carlos Vinicios Martino
Oliveira, Ozineia Vieira dos Santos da Silva de
Palavras-chave: Geometria - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Data do documento: 21-Nov-2012
Abstract: The aim of this research is to investigate the contribution of using learning aid materials (concrete and digital) to the meaningful learning of perimeter, area and similarity by students who have studied these subjects through mechanical learning process. The geoplane was the chosen concrete material to review the concepts of area, perimeter and similarity, making them meaningful. Geogebra was used as a digital resource to promote the comprehension of some formulae for the calculus of area, as well as the deduction of the relationship between areas of similar plane figures. Scripts with exercises were prepared to guide the work with both materials. Specifically to the digital resource, it was also prepared an introduction to its main commands, beside archives to be used in questions' resolutions. The dynamic sequence was conceived in order to stimulate student's interaction with learning aid material and also the exchange of ideas between the participants. Explanations were given only about Geogebra command lines. At all of the other moments, there was teachers' intervention just when students asked for it. Our approach was based in David Ausubel's Meaningful Learning Theory, and the research methodology was the case study. We were able to verify the importance of the use of learning aid material to the meaningful learning of area, perimeter and similarity, based on our observations, on students statements and also through their results in the proposed activities. It was established that the conclusion obtained about the areas of similar figures was related to the pre-existent cognitive structure in a non-arbitrary and substantive way, that is, there was meaningful learning, made easier by the use of Geoplano and Geogebra.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar a contribuição do uso de material de apoio (concreto e digital) para a aprendizagem significativa de área, perímetro e semelhança por alunos que estudaram estes assuntos através da aprendizagem mecânica. O geoplano foi o material concreto escolhido para o trabalho de resgate das noções de área, perímetro e semelhança, atribuindo-lhes significado. O recurso digital utilizado foi o software Geogebra, que promoveu a compreensão de algumas fórmulas para o cálculo de área, bem como a dedução da relação existente entre as áreas de figuras planas semelhantes. Foram preparados roteiros com exercícios para orientar o trabalho com ambos os materiais. Especificamente para o recurso digital, foi também elaborada uma introdução aos principais comandos do software, além de arquivos para serem utilizados na resolução das questões. A dinâmica foi idealizada de modo a estimular a interação do aluno com o material e também a troca de ideias entre os participantes. Foram dadas explicações apenas sobre os comandos do Geogebra. Nos demais momentos, só houve a intervenção dos professores quando solicitada pelos alunos. Nossa abordagem apoiou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e a metodologia de pesquisa foi o estudo de caso. Pudemos verificar a importância do uso de material de apoio para a aprendizagem significativa de área, perímetro e semelhança, baseados em nossas observações, em depoimentos dos alunos e também mediante seu rendimento nas atividades propostas. Foi verificado que a conclusão obtida sobre áreas de figuras semelhantes relacionou-se de maneira não arbitrária e substantiva à estrutura cognitiva preexistente, ou seja, houve aprendizagem significativa, facilitada pelo uso do geoplano e do Geogebra.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/837
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf5,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.