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Título: Resolução de problemas
Título(s) alternativo(s): Perspectivas da utilização desta metodologia em álgebra dos anos finais
Autor(es): Villaça, Bruna Viana
Palavras-chave: Álgebra - Estudo e ensino (Ensino Fundamental)
Data do documento: 21-Nov-2002
Resumo: This work investigated the contribution of the methodology Resolution of Problems for introduction of the algebraic notation in the context of the Final Years. The conception of production of meanings for the algebraic education for the elaboration of the research instruments and the analysis of the data was used. The methodology was case study, whose unit was a group of 8º. Year of Basic Ensino. The problem consisted of the determination of a generic configuration for the constitution of a magical square with three horizontal lines and three vertical lines, using algebraic notation. The collection of data if gave to leave of the experimentation of a proposal didactic, materialized in a script with the objective to guide the pupil in the construction of algebraic notation for the configuration of a magical square three for three, and occurred in four meeting. The analysis of the data indicated that methodology Resolution of Problems propitiates the legitimacy and the adequacy of the algebraic notation, making possible the construction of meanings for the same one.
Descrição: Este trabalho investigou a contribuição da metodologia Resolução de Problemas para introdução da notação algébrica no contexto dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Foi utilizada a concepção de produção de significado para a educação algébrica na elaboração dos instrumentos de pesquisa e na análise dos dados. A metodologia foi estudo de caso, cuja unidade foi uma turma do 8º. Ano do Ensino Fundamental. O problema consistiu na determinação de uma configuração genérica para a constituição de um quadrado mágico com três filas horizontais e três filas verticais, utilizando notação algébrica. A coleta de dados se deu a partir da experimentação de uma proposta didática, materializada num roteiro com o objetivo de orientar o aluno na construção da notação algébrica para a configuração de um quadrado mágico três por três, e ocorreu em quatro encontros. A análise dos dados indicou que a metodologia Resolução de Problemas pode propiciar a legitimidade e a adequação da notação algébrica, possibilitando a construção de significado para a mesma, pelos alunos.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/821
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