Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/820
Título: Um estudo de progressões geométricas e funções exponenciais, relacionando-as através da conversão dos registros de representação semiótica, com o auxílio de um objeto de aprendizagem
Autor(es): Cardoso, Renata Nogueira
Palavras-chave: Progressões geométricas (Ensino médio) - Estudo e ensino
Data do documento: 23-Nov-2002
Resumo: The performance of students in Mathematics class hasn't been satisfactory. The disconnection of its subjects and the disarticulation between the types of semiotic representation registers may be one of the reasons to this failure. With this work, it is proposed to analyze the student's knowledge construction processes, relating the subjects of Geometric Sequences and Exponential Functions through the transformations between the semiotic representation registers, during their interaction with a Learning Object and teacher's mediations. To this end, a qualitative research under exploratory focus was conducted, having as its investigation method the case study. The entity researched was a sophomore High School year class of IFFluminense campus Campos-Centro, in a computerized classroom. There were elaborated and applied 'in context' situations, which provide the relationship between the subjects proposed, with the different semiotic representation registers for the Learning Object. Data were obtained by direct and real observation, in an inductive form. Their analysis points that this study contributed to the teaching and learning process of the proposed subjects.
Descrição: O desempenho dos alunos na disciplina de Matemática não tem sido satisfatório. A desconexão dos seus conteúdos e a desarticulação entre os tipos de registros de representação semiótica podem ser um dos motivos para este fracasso. Com esse trabalho, propõe-se analisar os processos de construção do conhecimento do aluno, relacionando os conteúdos de Progressão Geométrica e Função Exponencial por meio das transformações entre os registros de representação semiótica, durante sua interação com um Objeto de Aprendizagem e as mediações com o professor. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo sob o enfoque exploratório, tendo como método de investigação o estudo de caso. A entidade pesquisada foi uma turma do segundo ano do Ensino Médio do IFFluminense campus Campos-Centro, em uma sala de aula informatizada. Foram elaboradas e aplicadas situações contextualizadas que fornecem a relação entre os conteúdos propostos, com os diferentes registros de representação semiótica para o Objeto de Aprendizagem. Os dados foram obtidos por meio de observação direta e real, de forma indutiva. A análise dos mesmos aponta que este estudo contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem dos temas propostos.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/820
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.