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Título: Educação Ambiental
Título(s) alternativo(s): Scratch como ferramenta pedagógica no ensino de Saneamento Básico
Autor(es): Silva, Aline Marcelino dos Santos
Moraes, Deiz Amara Silva de Souza
Palavras-chave: Pós-graduação em Docência do Século XXI
Saneamento Básico
Scratch
Processo de ensino e aprendizagem
Data do documento: 2014
Descrição: A falta de cuidados com o saneamento básico pode acarretar diversos problemas de saúde e ambientais. Entende-se, portanto, que é de fundamental importância que a conscientização sobre esses cuidados seja discutida desde a infância. Nesse contexto, o presente artigo analisa a contribuição de Objetos de Aprendizagem (OA), desenvolvidos no ambiente de programação Scratch, ao serem utilizados como ferramentas pedagógicas para o ensino de Saneamento Básico no 5 ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes/RJ, utilizando os três OA produzidos. Como fundamentação teórica adotou-se a teoria vygotskyana, focalizando os conceitos de: motivação, Zona de Desenvolvimento Proximal e mediação. Para a avaliação da estratégia pedagógica adotada, foram utilizadas listas de exercícios de pré e pós-teste, observação e questionário. Os dados foram analisados e mostraram boa aceitação dos alunos aos OA e à proposta da aula. Além do estudo de caso, foi promovida uma avaliação dos OA por cinco professores do Ensino Fundamental de outras instituições de ensino, em relação a questões operacionais e pedagógicas, usabilidade e conteúdo. A análise desses dados sinalizou que os OA foram bem avaliados também pelos professores.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/74
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