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Título: Uma arquitetura de software proposta ao núcleo de apoio a pessoas com necessidades educacionais especiais do Instituro Federal de educação,Ciência e Tecnologia Fluminense
Autor(es): Almeida, Geisa Mara Ribeiro
Souza, Igor José Guedes de
Vidal, Juliana Rocha
Palavras-chave: Software - Desenvolvimento
Engenharia de software
Deficientes visuais - Educação
Inclusão em educação
Data do documento: 16-Mar-2012
Abstract: The Students Special Needs Helping Center (NAPNEE), created for the Federal Institutes in Brazil since 2008, is a reference on activities concerning visual, physical and intellectual impaired enrolled people supporting along the last years. The project has been facing some challenges and has been succeeding. Therefore, some troubles still persist, most related to storing and managing of the specific material they produce. The main proposal of these project was to make a survey of the actual necessities of the software from NAPNEE from IFF campus Campos-Centro. The proposal system – SSN ( System Support to NAPNEE) – allows that the majority of works that are developed to attend one or another group of students, in a determinated session course, can be reused to other session later, increasing the reuse duty and decreasing the rework duty of the support staff. The SSN allows too a better lending equipaments to deficient student, like: notebooks, tablets, audio calculators, tape recorder and others. Other powerful point of these system, refers to support that is offer by an editor, that was especially implemented by the staff, to allows the conversation of texts portuguese – Braille, denominated GIJEDIT. The main contribution of GIJEDIT is to make easy the prepare of Braille exams and texts that are worked to teachers during the course. Actually, one beta version of SSN is on test training and waits that the stable version were implant as son as. The SSN is only one among others softwares that needs to be desenvolved to compose currents demands, as NAPNEE of IFF de Campos so Goytacazes as NAPNEE’s to others Brazilian states. These way, is waited that SSN can contribute to these honorable project, that cames to gain powerful day by day, on measure that it accomplish your social paper to facility the access of the visual deficient students on market work.
Resumo: O Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE), implantado nos Institutos Federais no Brasil desde 2008, é referência no desenvolvimento de atividades orientadas a apoiar os ingressos com deficiência física/intelectual/visual. Ao longo de todos esses anos, o projeto tem enfrentado alguns desafios e logrado significativas vitórias. Entretanto, algumas dificuldades ainda persistem principalmente aquelas que se referem ao gerenciamento e armazenamento do material específico produzido. A principal proposta deste projeto foi a de levantar as atuais necessidades de software do NAPNEE do IFF campus Campos-Centro. O sistema proposto - SAN (Sistema de Apoio ao NAPNEE) – permite que a grande maioria dos trabalhos desenvolvidos para atender a um ou a um grupo de alunos, num determinado período de um curso, possam ser reutilizadas por outros em períodos posteriores, aumentando a taxa de reuso e diminuindo a taxa de retrabalho da equipe de apoio. O SAN também permite um melhor controle nos empréstimos de equipamentos aos alunos deficientes, tais como: notebooks, tablets, calculadora em áudio, gravador e outros. Outro ponto forte desse sistema, se refere ao suporte oferecido por um editor, que foi especialmente implementado pela equipe, para permitir a conversão de textos português-braile, denominado GIJEDIT. A principal contribuição do GIJEDIT é a de facilitar sobremaneira o preparo de provas e de textos em braile trabalhados pelos professores durante o curso. Atualmente, uma versão beta do SAN está em fase de teste e espera-se que a versão estável seja implantada em breve. O SAN é apenas um dentre outros softwares que precisam ser desenvolvidos para compor as atuais demandas, tanto do NAPNEE do IFF de Campos dos Goytacazes quanto dos NAPNEE’s de outros estados do Brasil. Dessa forma, espera-se que o SAN possa vir a contribuir com este nobre projeto, que vem ganhando força a cada dia, na medida em que cumpre o seu papel social de facilitar o acesso do aluno deficiente visual no mercado de trabalho.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/721
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