Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/682
Título: Abordagem de modelos atômicos a partir de uma perspectiva histórico-interdisciplinar
Autor(es): Freitas, Anna Laura Azevedo de
Ferreira, Rafaella Cruz
Palavras-chave: Ciências( Ensino Médio ) - Estudo e ensino
Ciências - Metodologia
Prática de ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Inovações educacionais
Data do documento: 1-Dez-2011
Resumo: This study aimed to discuss how the approach has been made of the Atomic Models in the classroom, in addition to an investigation of their approach and how the History and Philosophy of Science (HFC) can serve as a useful tool in the implementation of interdisciplinary practices. Thus, it was developed and implemented an interview with ten Chemistry’s teachers of Secondary Education (High School), whose analysis of the data indicated that although these teachers are open to change, although there are several difficulties with regard to the introduction of innovative practices and methodologies in the classroom. From the analysis were discussed some implications for teaching and raised new questions that can help to foster further discussions that may directly influence the improvement of teaching.
Descrição: Este trabalho teve por objetivo discutir como vem sendo realizada a abordagem dos Modelos Atômicos em sala de aula, além de fazer uma investigação acerca de como a História e a Filosofia da Ciência (HFC) podem servir como uma ferramenta útil na implantação de práticas interdisciplinares. Nesse sentido, foi elaborada e aplicada uma entrevista com dez professores de Química do Ensino Médio (EM), cuja análise dos dados evidenciou que embora estes docentes se encontrem abertos a mudanças, ainda há diversas dificuldades no que diz respeito à introdução de metodologias e práticas inovadoras em sala de aula. A partir da análise feita foram discutidas algumas implicações para o ensino e levantadas novas questões capazes de contribuir para fomentar posteriores discussões que poderiam influenciar diretamente na melhoria do ensino.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/682
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf738,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.