Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/647
Título: Biodisel
Título(s) alternativo(s): Uma base para a alfabetização científica no ensino de química no nível médio Campos
Autor(es): Franco, Claudiomar Rodrigues
Silva, Karla Siqueira
Palavras-chave: Química (Ensino médio) - Estudo e ensino - Campos dos Goytacazes (RJ)
Biodiesel
Data do documento: 1-Jul-2011
Abstract: Nowadays, the use of alternative fuels has been gaining prominence throughout the world, since petroleum, major source of modern energy, is a non-renewable energy and with great negative influences on the environment. Within this current and global context, where the developed or not developed countries are intensifying their intentions of research, development and production of energy sources best suited to preserving the environment and able to replace fossil fuels, for instance the biodiesel, a biofuel derived from oils or fats, which comes as a promise for the replacement of diesel oil mainly. Therefore, regarding these issues, we can analyze the importance of tackling this topic in the classroom in an attempt to problematize it and to provide educators with an instructional sequence for the use of this thematic by teaching chemical concepts. In this context, the work aimed at researching, in teaching of chemistry, the level of knowledge and understanding that high school students have on the subject of biodiesel, as well as the frequency and form as has been discussed and addressed this issue by teachers. Besides, it was proposed the development of a didactic material, which can be used as a teaching tool in assisting and complementing their studies in high school levels regarding the contents related to energy, renewable or non-renewable sources and biodiesel. The results of this study showed that almost all students interviewed had some knowledge about biodiesel, but in more than 70% of cases this knowledge was not acquired within a school context but through media. According to the study, students consider the topic of biodiesel important to be worked in class, because they understand that this energy source has a great potential to replace the petroleum regarding fuels and, moreover, could help minimize the problem of global warming. Considering the results presented, there is a need for the topic being discussed more often by teachers, as well as developing new teaching approaches, capable of being an axis of interdisciplinary practice, making learning more meaningful for students.
Resumo: Atualmente, o uso de combustíveis alternativos vem ganhando destaque em todo o mundo, uma vez que o petróleo principal fonte de energia moderna é um recurso esgotável e com grandes influências negativas ao meio ambiente. Dentro deste contexto global e atual, onde os países desenvolvidos ou não estão intensificando suas intenções de pesquisas, desenvolvimento e produção de fontes energéticas mais adequadas à preservação do meio ambiente e capazes de substituir os combustíveis fósseis, destaca-se o biodiesel, um biocombustível derivado de óleos ou gorduras, que surge como promessa para a substituição principalmente do óleo diesel. Portanto, mediante essas questões, podemos analisar a grande importância da abordagem deste tema em sala de aula na tentativa de problematizá-lo e propiciar aos educadores uma sequência didática para a utilização do mesmo no ensino de conceitos químicos. Neste contexto, o trabalho desenvolvido visou pesquisar no ensino da disciplina de Química o nível de conhecimento e compreensão que os alunos do Ensino Médio têm sobre o assunto do biodiesel, assim como a frequência e a forma como vem sendo discutido e abordado este tema pelos professores. Além disto, também foi proposto o desenvolvimento de um material didático, que poderá ser empregado como uma ferramenta pedagógica no auxílio e complementação dos estudos no nível Médio no que se refere aos conteúdos relacionados à energia, fontes renováveis, não-renováveis e ao biodiesel. Os resultados obtidos neste trabalho mostraram que quase a totalidade dos alunos entrevistados já tinham algum conhecimento sobre o biodiesel, contudo em mais de 70% dos casos este conhecimento não foi adquirido dentro de um contexto escolar e sim através de meios de comunicação, como a televisão. Segundo o estudo, os alunos consideram o tema do biodiesel importante para ser trabalhado em sala de aula, pois entendem que este recurso energético tem grande potencial de vir substituir o petróleo no que se refere a combustíveis e, além disto, seria capaz de ajudar a minimizar o problema do aquecimento global. Diante dos resultados apresentados, verifica-se a necessidade de que o tema seja abordado mais frequentemente pelos docentes, assim como também o desenvolvimento de novas abordagens didáticas, capazes de serem eixos de uma prática interdisciplinar, tornando a aprendizagem mais significativa para os alunos.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/647
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf617,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.