Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/621
Título: A influência de materiais didáticos especializados na aula de matemática visando à inclusão de alunos com deficiência visual
Autor(es): Oliveira, Carla Cristina da Silva
Ferraz, Gleydiane de Barros
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Inclusão escolar
Deficientes visuais - Educação
Data do documento: 28-Jun-2011
Abstract: It is known that school subjects privilege the visualization in every knowledge field, through symbols, graphics, images, letters, numbers etc. In Mathematics, in special, many of its concepts needs to draw a parallel with the visualizations for the student’s comprehension, that can be a problem when you have visually impaired students in a regular classroom. So the utilization of didactic resources becomes necessary to ensure that those students have the same learning conditions as the seers. In this scenario, this thesis was developed with the objective of verify the use of specialized didactic tools in the teaching and learning of visual impaired students in a regular classroom. To reach the proposed objective, this work stopped in: develop adapted materials of Trigonometry; watch Math classes that used the developed materials, in a regular classroom, where there were two visual impaired students, and analyze if the utilization of these materials has indeed, contributed to the learning process of those students. It was found that the materials allowed that the visual aspects related to Trigonometry were accessible to blind students, contributing for the inclusion of those in a regular classroom.
Resumo: Sabe-se que os conteúdos escolares privilegiam a visualização em todas as áreas do conhecimento, por meio de símbolos, gráficos, imagens, letras, números etc. Na Matemática, em especial, muitos conceitos necessitam fazer um paralelo com a visualização para que os alunos os abstraiam, o que pode representar um problema quando se tem alunos com deficiência visual em sala de aula regular. Assim, a utilização de recursos didáticos se torna imprescindível para que esses alunos tenham condições de aprendizagem como os videntes. Neste sentido, desenvolveu-se este trabalho monográfico com o intuito de verificar a influência da utilização de materiais didáticos especializados no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, numa sala de aula regular. Para atingir o objetivo proposto, o trabalho se deteve em: elaborar materiais adaptados de Trigonometria; realizar observações das aulas de Matemática, nas quais foram utilizados os materiais elaborados, numa turma regular de ensino, em que dois alunos com deficiência visual estavam inseridos, e analisar se a utilização desses materiais contribuiu para o processo de aprendizagem desses alunos. Verificou-se que os materiais elaborados permitiram que os aspectos visuais relacionados ao conteúdo de Trigonometria estivessem acessíveis aos alunos cegos, contribuindo dessa forma para a inclusão dos mesmos na aula regular.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/621
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf18,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.