Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/615
Título: Uma proposta interdisciplinar no ensino médio entre física e química por meio do experimento de baixo custo
Título(s) alternativo(s): Usina térmica
Autor(es): Santo, Jullian Moço do Espírito
Rangel, Marcella Ribeiro
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Ciências naturais (Ensino médio) - Estudo e ensino
Física (Ensino médio) - Estudo e ensino
Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Data do documento: 1-Jul-2011
Abstract: Interdisciplinarity is pointed as a solution to the crisis in the educational system in effect. The world is more and more globalized and interconnected, but when it turns to education, the opposite can be observed, once knowledge specialization has led to the fragmentation of information. With the objective of proposing a teaching methodology which aims at breaking this fragmentation, this work was developed demonstrating how important it is to use low cost experiments in Physics and Chemistry teaching, taking into account the interdisciplinary dimension as a facilitator in the learning process. The didactic resource used was the experiment Thermal Plant which approached Physics and Chemistry contents simultaneously searching to articulate theory and practice during an expository class to 30 students. This qualitative research investigated if it is possible interdisciplinarity between Physics and Chemistry in high school. In order to carry out this study, a detailed research was done about the interdisciplinary question in educational scenario in a historical approach until nowadays. Thus we intend to contribute significantly to the teaching practice in high school.
Resumo: A interdisciplinaridade é apontada como solução para a crise do sistema educacional vigente. O mundo está cada vez mais globalizado e interconectado, na educação verifica-se o oposto, visto que com a especialização do saber o conhecimento se tornou fragmentado. Com objetivo de propor uma metodologia de ensino que visa romper com esta fragmentação, se desenvolveu este trabalho demonstrando a importância da utilização de experimentos de baixo custo no ensino de Física e Química numa dimensão interdisciplinar facilitando o processo de aprendizagem. O recurso didático usado foi o experimento Usina Térmica que abordou simultaneamente conteúdos físicos e químicos buscando articular a teoria com a prática numa aula expositiva para uma turma de 30 alunos. Esta pesquisa qualitativa investigou se é possível a interdisciplinaridade entre a Física e a Química no Ensino Médio. Para a realização deste estudo foi feita uma busca minuciosa sobre a questão interdisciplinar no cenário educacional numa abordagem histórica até os dias atuais. Assim pretende-se contribuir de forma significativa para a prática docente no Ensino Médio.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/615
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.