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Título: Educação ambiental em um espaço não formal de ensino
Título(s) alternativo(s): contribuição do jardim sensorial para a promoção da alfabetização científica
Autor(es): Rocha, Lis Peixoto
Palavras-chave: Ciência – Estudo e ensino
Educação ambiental – Estudo e ensino
Data do documento: 20-Dez-2015
Editor: Rodrigo Garrett da Costa
Resumo: In this study, the contribution of a class being investigated in the sensory garden, here characterized as a non-formal educational space to promote scientific literacy related to addressing the energy issue linked to environmental education. To this end, three didactic sequences were developed, taking as a basis the structural axes of Scientific Literacy proposed by Sasseron and the four types of content to be learned listed by Zabala. The didactic sequences were applied over three days in the form classes in a class of 9th grade of elementary State School José Sponsorship Education. Data analysis revealed the presence of some indicators of Scientific Literacy, showing a better understanding on the part of students, the concept of energy associated with the study of the energy theme linked to environmental education. Thus, the process of scientific literacy may be starting up among the students analyzed as it met most of Scientific Literacy indicators proposed by Sasseron.
Descrição: No presente trabalho, investiga-se a contribuição de uma aula no jardim sensorial, aqui caracterizado como um espaço não formal de ensino para se promover a Alfabetização Científica relacionada à abordagem da temática energia vinculada à Educação Ambiental. Para tanto, foram desenvolvidas três sequências didáticas, tomando-se como base os eixos estruturantes da Alfabetização Científica propostos por Sasseron e nos quatro tipos de conteúdos a serem aprendidos elencados por Zabala. As sequências didáticas foram aplicadas ao longo de três dias sob a forma de aulas em uma turma de 9ọ ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual José do Patrocínio. A análise dos dados revelou a presença de alguns indicadores da Alfabetização Científica, que mostram uma melhor compreensão, por parte dos estudantes, do conceito de energia associado ao estudo da temática energia vinculada à Educação Ambiental. Assim, o processo de Alfabetização Científica pode estar iniciando-se entre os alunos analisados, uma vez que se encontrou a maioria dos indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/500
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