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Título: Biogás
Título(s) alternativo(s): Um tema gerador de propostas pedagógicas para o ensino de química no nível médio
Autor(es): Amaral, Fernanda Bastos do
Palavras-chave: Biogás
Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Data do documento: 15-Jul-2010
Abstract: Increased energy consumption in developed and developing countries, driven by socio-economic progress, has stimulated the search for renewable energy solutions, which enable the supply of energy without increasing fossil fuel consumption or the production of greenhouse gases. In this situation, energy production from biogas, resulting from the anaerobic fermentation of wastewater and organic products, has been studied and practiced since the late nineteenth century, becoming more relevant since the 1970’s, following the first oil crises. At the moment that environmental matters are in discussion in the world, the introduction of issues like biogas in classroom, as an interdisciplinary practice, is fundamental for the students comprehension of the issues related to this energy source. In this context, the proposal of this work was investigated, through Chemistry, the level knowledge and understanding that high school students have about the subject biogas, the frequency and the way it has been discussed and approached this theme by the teachers at the Chemistry classes. Also, was proposed the developing of the didactic material, which it could be used in classroom as pedagogical tool to supplement and complementation in education to students from high school in relation to contents related to energy, renewable, nonrenewable and biogas. The data from this work showed that around 54% of students have already heard about biogas. Around 42% of students got the knowledge the biogas through TV. Only 8% of students confirmed that the subject had already been approached in class. Facing the results presented, it can be verified that there is a need for approaching the topic more often in class by the teachers. In this context, the developing of film, it showing how an integral engine of an interdisciplinary practice making learning more significant to the students.
Resumo: O crescente aumento do consumo energético das sociedades desenvolvidas e emergentes, motivado pelo progresso econômico e social, tem induzido a procura de alternativas focalizadas nas energias renováveis, que possam contribuir para assegurar o fornecimento de energia sem agravar o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases de efeito estufa. Neste contexto, a produção de energia a partir do biogás resultante da fermentação anaeróbia de efluentes e produtos orgânicos tem sido estudada e praticada desde finais do século XIX, tendo assumido maior expressão a partir dos anos 70 do século XX, na seqüência das primeiras crises petrolíferas. No momento em que os problemas ambientais estão em debate no mundo, a introdução em sala de aula de temas como o biogás, a partir de uma prática interdisciplinar é fundamental para que o aluno compreenda as questões relacionadas com esta fonte de energia. Neste sentido, a proposta deste trabalho foi pesquisar na disciplina de química o nível de conhecimento e compreensão que os alunos do Ensino Médio têm sobre o assunto do biogás, a frequência e a maneira como vem sendo discutido e abordado este tema pelos professores nas aulas de química. Também, foi proposto o desenvolvimento de um material didático, que poderá ser usado em sala de aula como uma ferramenta pedagógica utilizada como auxílio e complementação aos estudos dos alunos do Ensino Médio no que se refere aos conteúdos relacionados à energia, fontes renováveis, não-renováveis e ao biogás. Os dados deste trabalho mostraram que cerca de 54% dos alunos já ouviram falar sobre o biogás. Cerca de 42% deles conheceram o biogás através da televisão. Apenas 8% dos alunos afirmaram que o assunto já foi abordado na sala de aula. Diante dos resultados apresentados, verifica-se que há uma necessidade de que o tema seja abordado mais frequentemente pelos professores nas aulas. Neste sentido, o desenvolvimento de um vídeo, mostra-se como um eixo integrador de uma prática interdisciplinar, tornando a aprendizagem mais significativa para os alunos.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/455
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