Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/453
Título: Adequar e inserir temas de pesquisa científica dentro da graduação
Título(s) alternativo(s): O universo como um laboratório para o ensino de física
Autor(es): Santos, Marcus Vinicius Guerra dos
Palavras-chave: Professores de física - Formação
Aprendizagem significativa
Física - Estudo e ensino - Pesquisa
Data do documento: 5-Ago-2010
Abstract: In this monograph were discussed a planning using methodologies above concepts directly connected to Redshift. Experiments related to the wave content were apply together with created material. The insertion of this subject in the contents programmatic of graduation will possibility a large interaction of students with the actually Physics, beyond to establish the contents related to intendment this scientific phenomena. In the Redshift and Blueshift case, we can explore all the wave content using as principal example the Doppler Effect to light (electromagnetic radiation) issued by the stars and objects more distance on the universe. Using a Constructive approach, the methodologies way was also back to the knowledge construction. Was prioritized the meaningful learning of David Ausubel, was a interaction of content to be learned with the knowledge in the his cognitive structure.
Resumo: Nesse trabalho, foi elaborado um planejamento de aula utilizando metodologias envolvendo conceitos diretamente ligados ao fenômeno do desvio para o vermelho da luz, o Redshift. Experimentos relacionados aos conteúdos de ondas foram aplicados em conjunto com o material elaborado. A inserção deste tema nos conteúdos programáticos da graduação possibilitará uma maior interação dos licenciandos com a física atual, além de fixar os conteúdos pertinentes ao entendimento deste fenômeno científico. No caso do Redshift e Blueshift, pode-se explorar todo o conteúdo de ondas utilizando como principal exemplo o Efeito Doppler para a luz (radiação eletromagnética) emitida pelas estrelas e objetos mais distantes no universo. Utilizando uma abordagem construtivista, a metodologia de trabalho foi voltada também para com a construção do conhecimento. Foi priorizada a Aprendizagem Significativa de David Ausubel, onde houve uma integração do conteúdo a ser aprendido com os conhecimentos ordenados em sua estrutura cognitiva.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/453
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf601,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.