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Título: Desenvolvimento de objetos de aprendizagem em flash para conteúdos de matemática do ensino médio e superior com aplicações de acessibilidade para deficientes visuais
Autor(es): Rodrigues, Thiago Aguiar
Palavras-chave: Matemática - Estudo e Ensino
Informática na educação
Ensino auxiliado por computador
Deficientes visuais - Educação
Flash (Programa de computador)
Data do documento: 1-Jan-2010
Abstract: In the Brazilian educational scenario, production of teaching materials in the form of digital learning objects is presented as an alternative to the construction of the person's knowledge of math concepts, as can be shown in a dynamic and interactive. In this sense, the objective of this work is the development of learning aimed at teaching and learning of mathematics in secondary and higher education. Learning Objects can be understood as a digital resource or not and that can be used, reused to assist the learning supported by technology. Learning objects were developed with the Macromedia Flash Player and ActionScript that allows content developed Mathematicians at any level of education. Are here described the steps taken to achieve the proposed objectives: To develop and to accessibilize an OA, referring to the mathematical content first degree polynomial function, complementing the already developed in the Scientific Initiation project, analyze the results diagnosed in validating an OA for students visually impaired high school, at IF Bento Gonçalves / RS; apply the OA without accessibility and with accessibility in a class of first years of high school, developing OAs in Higher Education in Moodle Environment. Finally, we describe the considerations about the applications and results and ways to continue the study. Keywords: Mathematics. Learning Objects. Accessibility.
Resumo: No cenário educacional brasileiro, a produção de materiais pedagógicos digitais na forma de Objetos de Aprendizagem apresenta-se como uma alternativa para a construção do conhecimento do indivíduo de conteúdos matemáticos, uma vez que possibilita a apresentação de forma dinâmica e interativa. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem voltados para o ensino-aprendizagem de Matemática do Ensino Médio e Superior. Objetos de Aprendizagem podem ser entendidos como um recurso digital ou não e que pode ser usado, reutilizado para assistir a aprendizagem suportada por tecnologia. Os objetos de aprendizagem foram desenvolvidos com o software Macromedia Flash Player e o ActionScript que permite desenvolver conteúdos Matemáticos em qualquer nível de ensino. São descritas neste trabalho as etapas cumpridas para atingir os objetivos propostos: Desenvolver e acessibilizar um OA, referente ao conteúdo matemático de Função Polinomial do 10 grau, complementando os já desenvolvidos no projeto de Iniciação Científica; analisar os resultados diagnosticados na validação de um OA para alunos deficientes visuais do Ensino Médio, no IF Bento Gonçalves/RS; aplicar o OA sem acessibilidade e com acessibilidade em uma turma do 10 ano do Ensino Médio; desenvolver OAs para o Ensino Superior na plataforma Moodle. Finalizando, são descritas as considerações sobre as aplicações e resultados e as formas de continuidade do estudo.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/426
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