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Título: Saberes e práticas da educação inclusiva com enfoque na deficiência visual
Autor(es): Soares, Luis Gustavo Marques
Palavras-chave: Deficientes visuais - Educação
Educação especial
Professores - Formação
Inclusão na educação
Data do documento: 8-Abr-2010
Orientador(a): Carmem Lúcia Vieira
Abstract: The inclusion of the students with special educational needs in regular schools is each time more present, due to the big advance of the educational laws established in the last few decades. The current educational system situation shows a difficulty to work with the inclusive education, in which there must be curricular adaptations and a concern about the teachers’ training course that must support the future teachers. In this way, this monograph was developed with the goal of contribute to the teacher’s training when it comes to their duties about the inclusive education. Due to lots of mathematics fields require a visual appeal to the teaching and learning of their contents, it is proposed the focus on visually impaired students. To reach the proposed objectives this work was focused on: performing a bibliographic study, prepare lessons with the due adaptations according to each visually impaired student needs, collecting information at public agencies, that evidence the quantitative number of the students with a disability in public schools in Campos dos Goytacazes city, and perform a research among the city mathematics teachers. Finishing, the considerations about the results and the suggestions to this study continuity are described, detaching the satisfactory results obtained: in the experiences with visually impaired students, and in the research performed, finding it’s necessary to have, in teachers’ opinion, an appropriated support offered in teachers training courses, and constant capacity courses offered by the government as well, to prepare them to act in the inclusive scenario.
Resumo: A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas regulares está cada vez mais presente, devido a um grande avanço das legislações estabelecidas nas últimas décadas. A atual situação dos sistemas educacionais demonstra uma dificuldade para trabalhar com a educação inclusiva, devendo haver adaptações curriculares e uma preocupação para com os cursos de formação de professores que devem amparar os futuros docentes. Neste sentido desenvolveu-se este trabalho monográfico com o intuito de contribuir para a formação dos professores sobre os seus deveres na educação inclusiva. Devido a muitos campos da Matemática requererem um apelo visual para o ensino e aprendizagem de seus conteúdos é que se propôs o enfoque na deficiência visual. Para atingir os objetivos propostos o trabalho se ateve em: realizar um estudo bibliográfico; elaborar aulas com as devidas adaptações de acordo com a necessidade de cada aluno com deficiência visual; coletar dados em órgãos públicos, que evidenciem o quantitativo de alunos com deficiência na rede pública de ensino de Campos dos Goytacazes, e realizar uma pesquisa com professores de matemática do município. Finalizando, são descritas as considerações sobre os resultados e as sugestões para continuidade do estudo. Destacam-se os resultados satisfatórios obtidos: nas experiências com alunos com deficiência visual relatadas, e na pesquisa realizada, na qual foi constatado que é necessário que haja, na opinião dos professores, um suporte adequado oferecido nos cursos de formação de professores, assim como cursos de capacitação constantes disponibilizados pelo governo, para prepará-los a atuar no cenário inclusivo.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/395
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