Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/386
Título: Uma abordagem sobre o ensino-aprendizagem do tema reações químicas no ensino médio
Autor(es): Abib, Geizila Aparecida Pires
Palavras-chave: Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Reações Químicas
Distúrbios da aprendizagem
Data do documento: 1-Jan-2010
Editor: Jaqueline Borges de Matos
Resumo: As a science, Chemistry studies changes suffered by matter. Part of these changes takes place on a microscopic level, altering the matter’s identity. These changes, also known as chemical reactions, are related to a content which may bring some learning difficulties to students who leave high school and still are not able to observe these chemical reactions around them. This paper aims at evaluating the conception students have about this subject and the difficulties it presents to them. In order to carry out the research, high school students from the second and third years of private and public schools in Campos dos Goytacazes (RJ), filled in a questionnaire which presented problems regarding knowledge about chemical reaction. The results showed that many students have mechanical/memorized conceptions about the issue, as well as that they do not know the difference between a physical phenomenon and a chemical one. About relation between the content and daily, many students said that chemical reaction is present in day-to-day. However, many examples provided by students about relation, were incorrect. The item proposal, suggested a lesson about topic acid rain. The intent this proposal is to make the teacher works content chemical reaction, of method more dynamic and interesting to their students.
Descrição: A Química como ciência, preocupa-se em estudar as transformações sofridas pela matéria. Parte dessas transformações ocorre a nível microscópico, alterando sua identidade. Essas transformações, que podem ser chamadas reações químicas, compreendem um conteúdo em que os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem. Atualmente, a grande maioria dos alunos sai do ensino médio sem perceber as diversas reações químicas presentes a sua volta. Este trabalho tem como objetivo verificar o conceito que os estudantes têm sobre o assunto reação química, bem como suas dificuldades e se eles acham que esse conteúdo está presente no dia-a-dia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com alunos da 2ª e 3ª séries do ensino médio de um colégio particular e de um colégio público, na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, constituído de problemas que envolviam o conhecimento de reação química. Os resultados obtidos mostraram que muitos alunos apresentam concepções mecânicas/memorizadas sobre o assunto. Ficou evidente também que muitos estudantes não sabem diferenciar um fenômeno físico de um fenômeno químico. A respeito da relação entre o conteúdo e o cotidiano, muitos alunos afirmaram que reação química está presente no dia-a-dia. Entretanto, muitos exemplos fornecidos pelos estudantes sobre essa relação, estavam incorretos. No item proposta, é sugerida uma aula sobre o tema chuva ácida. A intenção dessa proposta é fazer o professor trabalhar o conteúdo reação química, de maneira mais dinâmica e interessante com seus alunos.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/386
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.