Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/365
Título: Tratamento de feridas
Título(s) alternativo(s): Um tema facilitador na construção do conhecimento interdisciplinar, contextualizado e significativo em Biologia, Química e Bioquímica
Autor(es): Barbosa, Débora Mirian da Silva Nogueira
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Ciência (Ensino médio) - Estudo e ensino
Data do documento: 6-Jan-2010
Orientador(a): Rodrigo Maciel Lima
Abstract: In this work, tried to show the importance of the choice a theme to be presented in the course of high school, noting the need to appropriate all knowledge that is deemed necessary to facilitate the understanding and construction of scientific knowledge, drawing on experiences experienced by the student. It was intended that way, bring to the classroom to the proposal of the PCN (National Curriculum Parameters) of an interdisciplinary teaching, contextualized and meaningful. The study aimed to show the theme through a literary review on the skin, wound treatment and research of various clotting agents and dressings origin of scientific knowledge and popular knowledge. Some of these agents were tested in order to prove their efficiency as antibacterials. These results were presented to teachers of Natural Sciences working in the public school system and private of Campos dos Goytacazes in a work shop, whose objective was to evaluate this work and its relevance. The research resulted in the confirmation of the antibacterial agents tested. The work shop pointed to acceptance of the subject by teachers participating in the search.
Resumo: Neste trabalho, procurou-se mostrar a importância da escolha de um tema a ser apresentado no curso de Ensino Médio, observando a necessidade em apropriarse de todo conhecimento que se julgue necessário para facilitar a compreensão e a construção do conhecimento científico, partindo das experiências vividas pelo aluno. Pretendeu-se desta maneira, trazer para a sala de aula a proposta dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) de um ensino interdisciplinar, contextualizado e significativo. O trabalho buscou a apresentação do tema através de uma revisão literária sobre a pele, tratamento de feridas bem como uma pesquisa de variados agentes cicatrizantes e curativos originários do conhecimento científico e do conhecimento popular. Alguns destes agentes foram submetidos a testes a fim de comprovar a eficiência dos mesmos como antibacterianos. Estes resultados foram apresentados para professores da área de Ciências Naturais atuantes na rede de ensino público e particular de Campos dos Goytacazes em um work shop, cujo objetivo foi o de avaliar o presente trabalho quanto à sua relevância. A pesquisa teve como resultado a confirmação da ação antibacteriana dos agentes testados. O work shop apontou a aceitação do tema pelos professores participantes da pesquisa.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/365
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf4,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.