Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/332
Título: Jogos pedagógicos como ferramenta de ensino da geografia
Título(s) alternativo(s): Estudando a sua aplicabilidade em sala de aula
Autor(es): Pereira, Edmar Augusto
Guimarães, Tácia Cardoso
Palavras-chave: Jogos educativos
Geografia - Estudo e ensino
Data do documento: 8-Mai-2009
Abstract: Result of research work in the graduate IFF of Campos, this work focuses on investigation of the validity of using games as educational tool in teaching and learning of geography, the observation that both traditional school geography as critical opened hand to work with methods of teaching more attractive. Far from being a trifle, the games, especially for students from the initial series of the second segment of basic education, can become an ally of the teachers in their task of teaching, because it awakens the student's interest and motivation through the most pleasant and dynamics of learning. The research counted on the following steps: i) selection of games according to criteria such as suitability to stage school selected, feasibility, creativity, possibility of use in teaching, ii) first test the game with its own group of students to graduate evaluation, iii) preparation of material needed, always looking for affordable and possible materials for use in environment of limited resources, iv) Implementation of the games with students from 6° and 7° years of primary education in private schools, followed by the application of brief questionnaire for both students and for teachers; v) presentation of the work to the municipal network of teachers teaching in São Francisco do Itabapoana, also followed by the application of a questionnaire. This research is meant to with a spell - that is the pleasure of learning kidding - a discipline which has the task of unveiling the spatial logic of the world by using this tool for creative teaching-learning games, such as stamp geography.
Resumo: Fruto de trabalho de pesquisa na licenciatura do IFF Campos, o presente trabalho dedicase à investigação da validade do uso de jogos educativos como ferramenta no ensinoaprendizagem de geografia, a partir da constatação de que tanto a geografia escolar tradicional quanto a crítica abriram mão de trabalhar com métodos de ensino mais atraentes. Longe de ser uma frivolidade, os jogos, especialmente para os alunos das séries iniciais do segundo segmento do ensino fundamental, podem se tornar um aliado do professor na sua tarefa de ensinar, isso porque desperta no aluno o interesse e a motivação através de formas mais prazerosas e dinâmicas de aprendizagem. A pesquisa contou com as seguintes etapas: i) seleção dos jogos de acordo com critérios definidos como adequação à fase escolar selecionada, factibilidade, criatividade, possibilidade de uso no ensino; ii) pré-teste dos jogos com grupo de alunos da própria graduação para avaliação; iii) confecção do material necessário, procurando sempre materiais acessíveis e possíveis de uso em ambientes de poucos recursos; iv) aplicação dos jogos com alunos do 6° e 7° anos do ensino fundamental na rede privada, seguido pela aplicação de um breve questionário tanto para os alunos quanto para os professores; v) apresentação do trabalho a professores da rede municipal de ensino em São Francisco do Itabapoana, também seguido pela aplicação de um questionário. Pretende-se com essa pesquisa provocar um encantamento - que advém do prazer de aprender brincando - por uma disciplina que tem a tarefa de desvelar a lógica espacial do mundo utilizando-se para isso de ferramentas criativas de ensino-aprendizagem como são os jogos de cunho geográfico.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/332
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf5,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.