Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/323
Título: Da matemática financeira à educação financeira
Autor(es): Evangelista, Elena Calçada
Bastos, Fernando Azevedo Gonçalves
Terra, Jonas Defante
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Matemática financeira - Estudo e ensino
Data do documento: 6-Mar-2009
Abstract: What is proposed in this paper is a discussion about the development of financial awareness, supported by the relationship between discipline and Financial Mathematics prior knowledge and practical experience of day-to-day. From that perspective it looked new theoretical approaches, the Learning and Constructionist significant in order to develop activities to improve the process of teaching and learning. These activities aim to understand learning and development of concepts and meanings about improving the financial well-being through the analysis of the influence of mathematics in the socio-economic context, the theme worked. With this intention, the activities were validated in a group of participants that was composed mostly of students from high school. It was possible to conclude that the work from the analysis of the performance of participants in activities validated indicates that the Financial Mathematics helps to promote financial education in a meaningful way.
Resumo: O que se propõe neste trabalho é uma discussão acerca do contexto do desenvolvimento de uma consciência financeira, apoiada na relação existente entre a disciplina Matemática Financeira e os conhecimentos prévios bem como experiências práticas do dia-a-dia. A partir dessa perspectiva buscaram-se novas abordagens teóricas, a Aprendizagem Significativa e o Construcionismo, no intuito de elaborar atividades para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Estas atividades visam à compreensão e ao desenvolvimento da aprendizagem de conceitos e significados sobre como melhorar o bem-estar financeiro por meio da análise da influência da Matemática no contexto sócio-econômico, na temática trabalhada. Com essa intenção, as atividades foram validadas em um grupo de participantes que era composto em sua maioria por alunos do Ensino Médio. Assim, foi possível concluir que o trabalho desenvolvido, a partir da análise do desempenho dos participantes nas atividades validadas, indica que a Matemática Financeira contribui para promover uma Educação Financeira de forma significativa.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/323
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.