Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/315
Título: O trabalho de campo como prática de ensino e aprendizagem de geografia
Título(s) alternativo(s): Um olhar sobre o distrito de São Sebastião de Campos - Campos dos Goytacazes (RJ)
Autor(es): Almeida, Vanilce Henriques de
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Educação ambiental - Campos dos Goytacazes (RJ)
Geografia (Ensino médio) - Estudo e ensino
Data do documento: 1-Fev-2009
Resumo: Nesta Monografia apresenta-se uma proposta de Trabalho de Campo como auxílio à prática de ensino de Geografia utilizando a Percepção Ambiental dos alunos como referência metodológica. O recorte espacial foi o distrito de São Sebastião de Campos, localizado na Baixada Campista, no município de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro. Através do diagnóstico da percepção ambiental dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Leôncio Pereira Gomes elaborou-se uma proposta de Trabalho de Campo que atende ao currículo formal e sugere saídas de campo após a apresentação dos conteúdos nas aulas formais, como estratégia de ensino. Faz-se um breve relato geográfico do distrito de São Sebastião de Campos enfocando a forma de ocupação humana desde os primeiros habitantes aos dias atuais, com a finalidade de contextualizar o objeto de estudo que é conhecer melhor o local em que vivem e relacioná-lo a outras escalas de análise espacial. Expõe, através de fotos, os atrativos existentes na paisagem natural e cultural do distrito. Apresenta uma metodologia de atividade de campo para professores que pretendem desenvolver atividades de educação não-formal na qual utiliza-se a observação local, fazendo um estudo do espaço geográfico e seu envolvimento com a cultura, com o esporte e a religiosidade presentes.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/315
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.