Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/282
Título: A história da ciência como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem da termologia
Autor(es): Ferreira, Ana Maura Moreira da Silva
Nascimento, Fabiano Borges
Palavras-chave: Física (Ensino médio) - Estudo e ensino
Ciência - História
Termologia
Data do documento: 1-Abr-2008
Resumo: This work tried to detect the students' of the medium teaching previous conceptions in relation to the temperature concepts and heat. It also shows the orientations and suggestions of the Parameters National Curricular (PCN) for Physics teaching. The present study indicates that the students possess conceptions near of those concepts that, a lot of times, they differ of the conceptions accept scientifically. He/she has if verified, through researches, that the students possess conceptions about force, movement, pulse, amount of movement, heat, temperature etc, different from the conceptions scientifically you accept at the present time and that those conceptions interfere in the teaching process and learning of those contents. In some cases, the students' answers approach explanations that were already part of the knowledge in the past. Therefore, better than Physics teaching based on the History of the Science, in order to show as the paradigms developed, until the current scientific knowledge, or current paradigms.
Descrição: Este trabalho procurou detectar as concepções prévias dos estudantes do Ensino Médio em relação aos conceitos de temperatura e calor. Também mostra as orientações e sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de Física. O presente estudo indica que os estudantes possuem concepções acerca desses conceitos que, muitas vezes, diferem das concepções aceitas cientificamente. Tem se verificado, por meio de pesquisas, que os alunos possuem concepções sobre força, movimento, impulso, quantidade de movimento, calor, temperatura etc, diferentes das concepções cientificamente aceitas na atualidade e que essas concepções interferem no processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos. Em alguns casos, as respostas dos estudantes se aproximam de explicações que já fizeram parte do conhecimento no passado. Portanto, nada melhor que o ensino de Física baseado na História da Ciência, a fim de mostrar como os paradigmas evoluíram, até o conhecimento científico atual, ou paradigmas atuais.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/282
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf479,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.