Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHora, Thiago Suisso da-
dc.date.accessioned2015-11-23T17:14:36Z-
dc.date.available2015-11-23T17:14:36Z-
dc.date.issued2007-12-07-
dc.identifier.urihttp://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/272-
dc.descriptionO cenário econômico mundial tem sofrido constantes mudanças nos últimos anos, atraindo a atenção dos gestores para o aperfeiçoamento do planejamento estratégico. Assim, busca-se a melhoria da produtividade, competitividade e qualidade dos produtos e serviços prestados pela organização. Diante das novas necessidades, da evolução e inovação tecnológica, a Tecnologia da Informação deixou de ser um suporte administrativo, tornando-se fator decisivo na estratégia da empresa. A dificuldade de implantação das estratégias por parte das empresas fez com que Robert Kaplan e David Norton desenvolvessem um modelo de medição de desempenho, o Balanced Scorecard, com o objetivo de traduzir a estratégia da empresa por meio de objetivos e indicadores, utilizando-se de perspectivas estratégicas. A proposta deste trabalho é apresentar um modelo de medição de desempenho baseado no Balanced Scorecard. Para tanto, é apresentada uma análise da Tecnologia da Informação no planejamento e controle das estratégias empresariais. Assim sendo, traduz-se sua visão e estratégia através das perspectivas propostas pelos autores, visando construir um conjunto de medidas coerentes de desempenho que será representado por meio de um mapa estratégico.pt_BR
dc.description.abstractThe world economic scene has suffered constant changes in the last few years, attracting the attention of the managers to the strategic planning. Thus, the productivity improving, the competivity, product quality and the services given by the organization are aimed. In front of the new necessities, the evolution and technology innovation, the Information Technology is not an administrative support anymore, becoming a decisive factor on company strategy. The difficulty of implementation of strategies by the companies made Robert Kaplan and David Norton develop a model of performance measurement, the Balanced Scorecard, with the aim of translating the company strategy by the objectives and indicators, using strategic perspectives. The proposal of this work is to present a model of measurement based on the Balanced Scorecard. In order to show it, an analysis of the Information Technology in the planning and control of the company strategies is presented. Because of this, its vision and strategy by the authors’ perspectives are translated, aiming to construct a group of coherent measures of performance that will be presented by a strategy map.pt_BR
dc.description.sponsorshipCEFET Campus Campos Centropt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectEficiencia organizacionalpt_BR
dc.subjectDesempenho - Mediçãopt_BR
dc.titleUtilização do Balanced Scorecard como modelo de medição de desempenho no atendimento local da TIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pós-graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.