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Título: Restinga, educação e turismo
Título(s) alternativo(s): Conflitos ou potencialidades? Um estudo sobre a restinga de Mussurepe Município de Campos dos Goytacazes
Autor(es): Dias, Hamilton Cassiano
Palavras-chave: Restingas - Brasil
Educação ambiental - Campos dos Goytacazes (RJ)
Turismo - Campos dos Goytacazes (RJ)
Data do documento: 9-Abr-2008
Abstract: The present research refers to a scientific starting project of the Geography Litentiature course developed on Núcleo de Estudos Geográficos (NEGEO-CEFET-Campos). The project aims propose a diagnostic of the possible Mussurepe District tourist attractions, based on environmental percepction of the municipal schools students. Trough the students answers about the natural or antrophic environment types, were possible to indentificate symbols to utilize in tourist activity development on the region. The methodology of the environment perception diagnoses utilize questions and draws made by the students, also field diagnostic trough photographic register. At last throwght GIS were analyzed themactic map about soil, geomorphology, geology and land use. The conclusions points to a extended resting vegetation area with a great potential to a biological reserve creation and sustainable utilize of eco-pedagogic tourism activities, utilizing the fieldwork (environment research). Like a way to stimulate the scientific research on public schools.
Resumo: O presente estudo refere-se à pesquisa de iniciação científica do curso de Licenciatura em Geografia desenvolvida no Núcleo de Estudos Geográficos (NEGEO-CEFET-Campos). O objetivo do projeto é propor um diagnóstico dos possíveis atrativos turísticos do Distrito de Mussurepe, a partir da percepção ambiental dos jovens alunos do ensino fundamental (2º segmento) da rede Municipal de ensino. A partir das respostas dos alunos quanto ao tipo de paisagens naturais ou antrópicas, foi feito uma identificação dos possíveis símbolos para serem utilizados no desenvolvimento de atividades turísticas na região. Na metodologia, além da aplicação dos questionários para os jovens alunos, também foi utilizado o diagnóstico de paisagem/campo, através de registros fotográficos. Na caracterização do meio físico, foram utilizados mapas temáticos de bases do Departamento de Recursos Minerais (D.R.M.). As conclusões apontam para uma área de vegetação de restinga com grande potencial para a criação de uma Reserva Biológica e utilização sustentável de atividades de um turismo eco-pedagógico, utilizando a aula-campo (estudo do meio), como forma de estimular a pesquisa científica nas escolas públicas.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/254
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