Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/241
Título: Modelagem matemática na educação de jovens e adultos
Autor(es): Azevedo, Marcélia Lopes
Rangel, Sabrina Gomes
Martins, Wagner Luis Cabral
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Educação de adultos
Matemática - Problemas, exercícios, etc
Educação de adolescentes
Data do documento: 1-Jan-2007
Abstract: This paper tried to show that Mathematical Modeling is a teaching and learning methodology indicated to work with the mathematical contents that will be developed in classes of Youngsters and Adult Education (YAE), for it is a pedagogical option which permits us to insert everyday problems of the pupil in the developed activities, as well as making use of his living experience from the outside of the classroom using his practical skills in the process of knowledge construction. From this guiding question, we give an activity to students of the seventh grade of a municipal institution of Campos dos Goytacazes City which offers the Youngster and Adult Education, with questions about cellular phone rates, discussing the mathematical content proportion, seeking to verify that students would make use, in a conscious way, of this content when solving the given questions.
Resumo: Neste trabalho, procurou-se mostrar que a Modelagem Matemática é uma metodologia de ensino e aprendizagem indicada para abordagem de conteúdos matemáticos a serem desenvolvidos em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por se tratar de uma opção pedagógica que permite inserir problemas do cotidiano do educando nas atividades desenvolvidas, bem como aproveitar suas vivências de fora da sala de aula, utilizando-se de seus saberes no processo de construção do conhecimento. A partir dessa questão norteadora, elaboramos e aplicamos uma atividade para alunos da VII fase de uma instituição da rede municipal da cidade de Campos dos Goytacazes que oferece a Educação de Jovens e Adultos, com questões sobre tarifas de telefonia celular, abordando o conteúdo matemático proporção, visando verificar se os alunos utilizariam de forma consciente esse conteúdo ao resolver as questões propostas.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/241
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf403,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.