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Título: Ensino de geografia
Título(s) alternativo(s): a utilização de recursos imagéticos na educação de surdos
Autor(es): Silva, Maria Isabela Freitas do Espírito Santo
Sá, Tairine Rangel
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Recursos imagéticos
Educação de surdos
Data do documento: 2018
Orientador(a): Cristiaine Silva Ribeiro
Abstract: The main objective of this study was to study the teaching of Geography with emphasis on the macroforms of Brazilian terrestrial relief through imagery resources as inclusive practices, emphasizing the education of the deaf, their trajectory throughout history, achievements and the recent policies, as well as encouraging the use of their mother tongue, the Brazilian Sign Language (Pounds). Considering the need for studies focused on this theme, some possibilities of teaching strategies were proposed that help to approach these concepts in a way that satisfies the needs of these students, and to achieve this goal it is necessary to use visual resources, considering that these students have a language in the visual-gestural modality. Thus, it can be concluded that the use of imaging resources in the teaching of geography for deaf students and listeners potentiate the teaching-learning process of geomorphology.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como principal objetivo abordar o ensino de Geografia com ênfase nas macroformas do relevo terrestre brasileiro por meio dos recursos imagéticos como práticas inclusivas, enfatizando a educação de surdos, sua trajetória ao longo da história, conquistas e as recentes políticas públicas, bem como o incentivo ao uso de sua língua materna, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Tendo em vista a necessidade de estudos voltados para essa temática, foram propostas algumas possibilidades de estratégias de ensino que auxiliam na abordagem desses conceitos de forma que atendam satisfatoriamente as necessidades desses educandos, e para alcançar esse objetivo faz-se necessário o uso de recursos visuais, considerando que esses discentes possuem uma Língua na modalidade visual-gestual. Desse modo, pode-se concluir que a utilização dos recursos imagéticos no ensino de geografia para educandos surdos e ouvintes potencializam o processo de ensino-aprendizagem da geomorfologia.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2182
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