Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2180
Título: Inferência do indicador de aproximação e afastamento entre o aluno e a webcam em ambientes de educação a distância
Autor(es): Teixeira, Sâmila dos Santos Ferreira
Palavras-chave: Educação a distância
Data do documento: 2018
Orientador(a): Mauricio José Viana Amorim
Abstract: This work presents a tool that detects the distance between a student and a video camera. This is part of a study that aims to assess the student's level of interest in interaction with Virtual Learning Environments (VLE). A list of Body, Gesture and Postural Movements (BGPMs) captured by webcams is mentioned in the work of Amorim and is associated with the student's level of interest (Amorim, 2012). Among the possible BGPMs, one was chosen to be implemented: to move away from and approach the computer screen. The development of the tool was accomplished through the Python language and the OPENCV image processing library. Using appropriate algorithms, the detection and capture of the face was done. The pixel numbers of the area and diagonal of the face were used to create a formula based on Tendencies, which stratifies the distance. The model was tested in another group of students where the margin of error of the proposed solution was calculated.
Resumo: Este trabalho apresenta uma ferramenta que detecta a distância entre o aluno e uma câmera de vídeo. Ele é parte de um estudo que objetiva avaliar o nível de interesse do aluno em interação com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). No trabalho realizado por Amorim são citados diversos de movimentos corporais, gestuais e posturais (MCGPs), capturáveis por webcams, e que estão associados aos índices do nível de interesse do aluno (Amorim, 2012). Dentre os possíveis MCGPs, escolheu-se o movimento de afastar-se e aproximar-se da tela do computador para implementação de uma ferramenta. O desenvolvimento da ferramenta foi realizado através da linguagem Python e a biblioteca de tratamento de imagens OPENCV. Utilizando-se de algoritmos apropriados, fez-se a detecção e captura da face. O número de pixels da área e da diagonal da face serviram para a criação de uma fórmula baseada em Tendências, que estratifica a distância. O modelo foi testado em outro grupo de alunos onde calculou-se a margem de erro da solução proposta.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2180
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.