Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2176
Título: Estudo das zoonoses caninas aplicado ao ensino de biologia
Autor(es): Faria, Andrezza Medeiros
Palavras-chave: Zoonoses
Biologia
Data do documento: 2018
Orientador(a): Desiely da Silva Gusmão
Abstract: The main objective of this work is to use canine zoonoses in the context of the disciplines of Science and Biology, in order to contribute to the knowledge of seventh-year students of the second segment of the fundamental of a private institution. This work brings as content the process of domestication of dogs, besides analyzing the problems caused to these animals due to the lack of correct information of their owners. The number of dogs in their residence, some students' care for their animals and if they have some zoonoses were initially checked with the students. From these results, a sequence of teaching based on the association with zoonoses was developed and applied, in order to verify if, in fact, the use of such methodologies contributes to a more meaningful learning for the contents of Sciences and Biology. This didactic sequence contemplated general aspects of the health of the dogs and some diseases that they can develop if they are not taken care of in the correct way. The elaborate didactic sequence was applied in four classes (350 minutes) during the academic year of 2018. On the first day of the intervention, an initial questionnaire was applied, which allowed to know the number of dogs in the residences, how they are treated, the diseases existing in these animals and the relationship between students and their pets, as well as the questionnaires answered by ten veterinarians of the city of Campos dos Goytacazes on the main Zoonoses. From this, the classes were developed providing the analysis of the general characteristics of each disease and the transmission routes, associating with the care for the prevention of them. A leaflet containing topics on basic care for the health of dogs was also produced and provided to students. On the last day of application of the didactic sequence, the students presented posters about the Zoonoses. It is concluded that the use of a known context of the students to initiate the approach on zoonoses allowed the active participation of the same throughout the didactic process, since it motivated the students interest in the classes
Resumo: Este trabalho tem como objetivo utilizar as zoonoses caninas no contexto das disciplinas de Ciências e Biologia, na perspectiva de contribuir no conhecimento de alunos do sétimo ano do segundo segmento do fundamental de uma instituição privada. Este trabalho traz como conteúdo o processo de domesticação dos cães, além de analisar os problemas causados a estes animais devido à falta de informação correta dos seus donos. Inicialmente verificou-se junto aos alunos, o número de cães na sua residência, alguns cuidados que os alunos têm com seus animais e se eles apresentam algumas Zoonoses. Assim, a partir desses resultados foi elaborada e aplicada uma sequência de ensino pautada na associação com as zoonoses, com o objetivo de verificar se, de fato, o uso de tais metodologias contribui para uma aprendizagem mais significativa para os conteúdos de Ciências e Biologia. Tal sequência didática contemplou aspectos gerais da saúde dos cães e algumas doenças que os mesmos podem desenvolver se não forem cuidados da maneira correta. A sequência didática elaborada foi aplicada em quatro aulas (350 minutos), durante o ano letivo de 2018. No primeiro dia da intervenção, foi aplicado um questionário inicial que permitiu conhecer o número de cães nas residências, como eles são tratados, doenças existentes nesses animais e qual a relação entre os alunos e seus animais de estimação, além dos questionários respondidos por dez veterinários da cidade de Campos dos Goytacazes sobre as principais Zoonoses. A partir disso, as aulas foram desenvolvidas proporcionando a análise das características gerais de cada doença e as vias de transmissão, associando aos cuidados para a prevenção das mesmas. Também foi produzido e fornecido aos alunos um folheto contendo tópicos sobre cuidados básicos para a promoção da saúde dos cães. No último dia de aplicação da sequência didática, os alunos apresentaram pôsteres sobre as Zoonoses trabalhadas. Conclui-se que a utilização de um contexto conhecido dos alunos para iniciar a abordagem sobre zoonoses permitiu a participação ativa dos mesmos ao longo de todo o processo didático, uma vez que motivou o interesse dos alunos pelas aulas.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2176
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.