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Título: Anteprojeto arquitetônico de creche e escola de educação infantil para o distrito de Tocos em Campos dos Goytacazes/RJ
Autor(es): Nascimento, Tatiana da Silva Gonçalves
Palavras-chave: Projeto arquitetônico
Percepção ambiental
Data do documento: 2018
Orientador(a): Simone da Hora Macedo
Abstract: Childhood is an important phase of life, a time of many discoveries and learnings, in which it is necessary that there be the correct stimulation and an environment conducive to the assimilation of new knowledge. The school environments for young children are therefore of great relevance in their development as a whole since it can influence the behavior and sensations of the individuals who use them. Currently, the district of Tocos - 17th district of the municipality of Campos dos Goytacazes - has only one educational unit exclusively dedicated to the care of children at this stage of life, this unit works in an adapted construction that does not meet the needs of students and staff. The objective since the work is to elaborate an Architectural Preliminary day care and kindergarten in the district of Tocos, aiming at improving the quality of the school environment. The present work is justified by the importance of the experiences in the childhood phase and its influences in adult life, considering the environment as an educational agent. The methodological procedures were based on bibliographical research and field research, with the accomplishment of photographic surveys and interview with the pedagogical body of the existing day care center, to develop an architectural needs program, adequate to the demands of the educational unit and the activities developed in it. Therefore, it is proposed a day-care center and nursery school that works full-time, whose architecture focused on the invitation to stay can help in the teaching-learning process.
Resumo: A infância é uma importante fase da vida, momento de muitas descobertas e aprendizados, no qual é necessário que haja a estimulação correta e um ambiente propício à assimilação dos novos saberes. Os ambientes escolares destinados às crianças pequenas têm, portanto, grande relevância em seu desenvolvimento como um todo já que pode influenciar o comportamento e sensações dos indivíduos que deles fazem uso. Atualmente o distrito de Tocos - 17º distrito do município de Campos dos Goytacazes - possui apenas uma unidade educacional destinada exclusivamente ao atendimento de crianças nesta fase da vida, esta unidade funciona em uma construção adaptada que não atende às necessidades dos alunos e funcionários. O objetivo desde trabalho é elaborar um Anteprojeto Arquitetônico creche e escola de educação infantil no distrito de Tocos, visando a melhoria da qualidade do ambiente escolar. O presente trabalho se justifica a partir da importância das vivências na fase da infância e suas influências na vida adulta, considerando o ambiente como agente educativo. Os procedimentos metodológicos se pautaram em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com a realização de levantamentos fotográficos e entrevista com o corpo pedagógico da creche existente, para então desenvolver um programa arquitetônico de necessidades, adequado às demandas da unidade educacional e às atividades nela desenvolvidas. Com isso propõe-se uma creche e escola de educação infantil que funcione em tempo integral, cuja arquitetura voltada para o convite à permanência possa auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2174
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