Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2145
Título: Anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental integral em campos dos Goytacazes
Autor(es): Justino, Mayra Custodia dos Santos Silva
Palavras-chave: Educação integral
Arquitetura escolar.
Data do documento: Out-2018
Orientador(a): Simone da Hora Macedo
Abstract: This work has as main objective to present an architectural project of a public elementary school for the Novo Jockey neighborhood in Campos dos Goytacazes - RJ. The choice of the neighborhood was made based on the growing expansion of the site, which is observed in the construction of new real estate investments and population growth. This fact makes the environment has a considerable amount of children and adolescents who may need the school environment. Among the specific objectives of this work are: to reflect on the history of education in Brazil and on pedagogical trends in school practice, with special attention to the new pedagogy, since it is used to support the proposed project. In addition, the importance of environmental comfort and its interference in learning was observed. As a method for the elaboration of the work, bibliographical research was used, in order to deepen the theoretical themes. Field surveys were then carried out, with visits to schools, where photographic surveys and interviews with professionals of the area could be carried out, which helped in the basing of the preliminary project. In order to justify the proposal, we also highlight the research of design references, which contributed and inspired the draft. The proposed environments seek to aid in learning, taking into consideration that school architecture is an important aspect of the educational process. In this sense, it is understood as fundamental not only the increase of the permanence of the child in the school, but also and mainly, the development in the educando of an integral education, with activities that go beyond the classroom, involving sports, music and dance , among others. We hope to contribute, with this work, to a reflection on the importance of education as the axis of development of human beings, and to highlight the important role that architecture has in the pedagogical context.
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo apresentar um anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental integral para o bairro Novo Jockey em Campos dos Goytacazes - RJ. A escolha do bairro foi feita pautada na crescente expansão do local, que se observa na construção de novos investimentos imobiliários e crescimento populacional. Esse fato faz com que o seu entorno possua uma quantidade considerável de crianças e adolescentes que possam necessitar do ambiente escolar. Entre os seus objetivos específicos deste trabalho estão: refletir sobre a história da educação no Brasil e sobre as tendências pedagógicas na prática escolar, com uma atenção especial para a pedagogia nova, pois é a utilizada para fundamentar o anteprojeto proposto. Além disso, observou-se a importância do conforto ambiental e sua interferência na aprendizagem. Como método para a elaboração do trabalho foram utilizadas, em um primeiro momento, pesquisas bibliográficas, para aprofundamento dos temas teóricos. Em seguida foram realizadas pesquisas de campo, com visitas a escolas, onde se pôde fazer levantamentos fotográficos e entrevistas com profissionais da área, que auxiliaram no embasamento do anteprojeto. Para fundamentação da proposta, destaca-se também a pesquisa de referenciais projetuais, que contribuíram e inspiraram o anteprojeto. Os ambientes propostos buscam auxiliar na aprendizagem, levando em consideração que a arquitetura escolar é um aspecto importante no processo educativo. Nesse sentido, entende-se como fundamental não somente o aumento da permanência da criança na escola, mas também e, principalmente, o desenvolvimento no educando de uma educação integral, com atividades que vão além da sala de aula, envolvendo esportes, música e dança, entre outras. Espere-se contribuir, com este trabalho, para uma reflexão sobre a importância da educação como eixo de desenvolvimento dos seres humanos, e destacar o importante papel que a arquitetura tem no contexto pedagógico.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2145
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto.pdf11,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.