Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2133
Título: Tabela periódica
Título(s) alternativo(s): uma abordagem em sala de aula
Autor(es): Oliveira, Juliana Valentim dos Santos
Palavras-chave: História da Ciência
História da Química
Tabela Periódica
Data do documento: Set-2018
Orientador(a): Valéria de Souza Marcelino
Abstract: That is known Brazil lives today in a crises of education. High numbers of evasion and disapproval, manly in High School, concern the society and the Federal Government has proposed changes that is new resumes for the High School aiming increasingly to adapt the teaching methods according to the interests of the students. Along with these didactic resources contained in these curricula the History of Science is used in order to awaken in the student the interest in the knowledge of the origin of what we know today and, consequently, an interest in science itself. The objective of this work was to carry out a historical approach in the classroom on the periodic table, in order to make known the nature of science that involves the elaboration of the periodic classification of the elements. For this, a class was developed and applied using a vídeo and a game so that the historical approach is effective. The methodology of these researches is qualitative, common in research in the area of teaching and the data will be collected through questionnaires and analyzed by the author. From the implementation of this research, it was possible to observe that participation of the students indicates interest in the History of Chemistry and consequently by chemistry itself.
Resumo: Sabe-se que o Brasil hoje vivencia crises na educação. Altos índices de evasão e reprovação, principalmente no Ensino Médio, preocupam a sociedade e as autoridades governamentais. Para reduzir estes números, o Governo Federal vem propondo mudanças que consistem em novos currículos para o Ensino Médio visando cada vez mais adequar os métodos de ensino de acordo com os interesses dos estudantes. Juntamente com estes recursos didáticos contidos nesses currículos a História da Ciência é utilizada a fim de despertar no educando o interesse pelo conhecimento da origem do que hoje sabemos e, consequentemente, um interesse pela própria ciência. Este trabalho teve por objetivo realizar uma abordagem histórica em sala de aula sobre a tabela periódica, a fim de que seja conhecida a natureza da ciência que envolve a elaboração da classificação periódica dos elementos. Para isso, foi elaborada uma aula e aplicada para turmas de nível médio no Instituto Federal Fluminense no município de Campos dos Goytacazes. Nessa aula foram utilizados um vídeo e uma dinâmica como recursos didáticos a fim de que a abordagem histórica fosse efetiva. A metodologia desta pesquisa tem caráter qualitativo e, sendo assim, foram analisadas as respostas dos questionários prévios, as respostas do questionário pós-aplicação e a participação dos alunos durante a dinâmica também foi um resultado analisado. Após a aplicação da pesquisa, foi possível observar que a participação dos alunos indica interesse pela História da Química e, consequentemente pela própria Química.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2133
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto_bak.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.