Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Luana Batista da Silva Brito-
dc.date.accessioned2018-05-23T19:51:03Z-
dc.date.available2018-05-23T19:51:03Z-
dc.date.issued2018-05-
dc.identifier.urihttp://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2077-
dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo geral elaborar e ministrar Oficinas Temáticas sobre a “Física dos movimentos corporais no Ballet” em aulas de Física em nível médio, para analisar as contribuições na aprendizagem dos alunos. Tem como objetivos específicos elaborar as Oficinas Temáticas em forma de sequências didáticas, nas quais devem inserir os conceitos físicos implícitos em cada passo de Ballet; elaborar um questionário inicial para apreender os conhecimentos prévios dos alunos e analisar os resultados dos questionários aplicados após cada uma das oficinas, a fim de obter informações acerca da compreensão do conteúdo trabalhado, a verbalização e o comportamento dos alunos durante as oficinas. A presente pesquisa se apoia nas bases teóricas da teoria vygotskyana, uma vez que enfatiza a interação entre o aluno e o professor (pesquisador), acreditando como Moreira (1997, p. 21), que o processo da dança pode também favorecer o aprendizado de temas relacionados à Mecânica Clássica. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: elaboração da oficina temática de Ballet com abordagem em Mecânica Clássica; levantamento das concepções prévias dos alunos participantes da Oficina; aplicação das Oficinas e; análise dos resultados obtidos.pt_BR
dc.description.abstractThe present research has as general objective to elaborate and to give thematic Workshops on the Physics of the corporal movements in the Ballet in classes of Physics in average level, to analyze the contributions in the learning of the students. Its specific objectives are to elaborate the Thematic Workshops in the form of didactic sequences, in which they must insert the physical concepts implicit in each Ballet step; prepare an initial questionnaire to learn the students' previous knowledge; to analyze the results of the questionnaires applied after each of the workshops, in order to obtain information about the comprehension of the content worked, the verbalization and the behavior of the students during the workshops. This research is based on the theoretical bases of the Vygotskyan theory, once which emphasizes the interaction between the student and the teacher (researcher), believing like Moreira (1997, p.21), that the dance process can also favor the learning of themes related to Classical Mechanics. The research was developed in four stages: elaboration of the thematic workshop of Ballet with approach in Classic Mechanics; survey of the previous conceptions of the students participating in the Workshop; implementation of workshops; analysis of the results obtained.pt_BR
dc.description.sponsorshipInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campus Campos Centro, Curso de Licenciatura em Física, Campos dos Goytacazes, RJ, 2018.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRenata Lacerda Caldaspt_BR
dc.subjectMecânica clássicapt_BR
dc.subjectOficina temáticapt_BR
dc.subjectBalletpt_BR
dc.titleOficina de ballet como proposta para aprendizagem em físicapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.