Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Mirian Celeste Salih-
dc.date.accessioned2018-05-15T12:41:59Z-
dc.date.available2018-05-15T12:41:59Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.urihttp://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2070-
dc.descriptionA municipalização das escolas rurais tem acarretado a perda da relação de pertencimento com o lugar e da relação da família com as escolas e a falta de ações pedagógicas voltadas para educação do campo, uma vez que educar alunos no seu lócus de vivência pressupõe respeitar sua diversidade cultural e espaço de vivência. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo propor estratégias de ensino e aprendizagem de temas ambientais mediados por tecnologias digitais em uma escola rural, a partir da perspectiva do enfoque globalizador. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, foi realizada em uma escola rural municipalizada, e envolveu a aplicação de questionários estruturados aos professores, à gestora e aos estudantes. Os resultados mostraram que os estudantes fazem uso regular das TDIC, embora fora do contexto educacional. Já os professores destacaram a necessidade de se capacitarem, para o uso mais efetivo das TDIC com fins pedagógicos. Quanto à estratégia de ensino proposta, constatou-se sua contribuição mais notadamente para a valorização das identidades culturais e práticas do conhecimento de sustentabilidade ambiental na referida escola rural.pt_BR
dc.description.abstractThe municipalization of rural schools has caused the loss of the relation of belonging to the place and the relationship of the family with the schools and the lack of pedagogical actions directed to education of the field, since to educate students in their locus of experience presupposes to respect their diversity cultural and living space. In this sense, the present work aims to propose strategies of teaching and learning of environmental themes mediated by digital technologies in a rural school, from the perspective of the globalizing approach. The qualitative and exploratory research was carried out in a municipalized rural school, and involved the application of structured questionnaires to the teachers, the manager and the students. The results showed that students make regular use of DICT, although outside the educational context. The teachers emphasized the need to train themselves in order to use DICT more effectively for pedagogical purposes. Regarding the proposed teaching strategy, it was verified its contribution most notably for the valorization of the cultural identities and practices of the knowledge of environmental sustainability in said rural school.pt_BR
dc.description.sponsorshipInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Campos Centro, Curso da Pós-graduação lato sensu em Docência no Século XXI: educação e tecnologias, Campos dos Goytacazes, RJ, 2018.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRodrigo Garrett da Costapt_BR
dc.subjectEnfoque globalizadorpt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de temas ambientais mediados por tecnologias digitais sob a perspectiva do enfoque globalizadorpt_BR
dc.title.alternativeum projeto ambiental na escola rural Usina São Pedro, município de Italva/RJpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Pós-graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto.pdf381,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.