Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRangel, Romulo dos Santos-
dc.date.accessioned2018-05-15T12:35:14Z-
dc.date.available2018-05-15T12:35:14Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.urihttp://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2069-
dc.descriptionAs diversas mudanças na sociedade têm levado a reflexões sobre a necessidade de transformações também no contexto educacional. As metodologias ativas de aprendizagem podem ser importantes nesse cenário, pois permitem colocar o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado. Dentre essas metodologias, encontra-se a Sala de Aula Invertida, que propõe uma alteração na organização tradicional do processo de ensino presencial, buscando utilizar o tempo de aula para a realização de atividades mais dinâmicas, após estudo prévio do conteúdo, pelos alunos, fora do ambiente da sala de aula. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar a análise de uma experiência com Sala de Aula Invertida no estudo de Língua Inglesa, promovida com estudantes do último módulo do Curso Técnico em Eletromecânica de uma Instituição Federal de Educação. Na referida experiência, foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Schoology, em sua versão gratuita. A análise promovida foi qualitativa, baseada na avaliação dos alunos participantes. Os dados foram coletados por meio de questionário, observação e registro de dados do Schoology. Como resultado, foi possível observar que a experimentação da Sala de Aula Invertida, utilizando o Schoology, foi positiva e contribuiu para potencializar a aprendizagem ativa do aluno no estudo de Língua Inglesa.pt_BR
dc.description.abstractThe various changes in society have also led to reflections on the need for changes in the educational context. The active learning methodologies could be important in this scenario because they allow the student to become the protagonist of their own learning process. The Flipped Classroom, which is among these methodologies, proposes a change in the traditional organization of the process of teaching face-to-face, seeking to use class time for more interactive activities after prior study of the content by students outside the classroom environment. In this context, this article aims to present an analysis of a Flipped Classroom experience in the English Language study, according to the perception of the students in the last module of the Electromechanical Technician Course from a Federal Education Institution. In the experience, the Virtual Learning Environment Schoology has been used in its free version. The promoted analysis has been qualitative and based on the evaluation of students. Data were collected through a questionnaire, observations and the Schoology data logging. As a result, it was possible to observe that the Flipped Classroom experiment using Schoology received a positive evaluation, and also contributed to enhance the active learning of the student in an English Language class.pt_BR
dc.description.sponsorshipInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Campos Centro, Curso da Pós-graduação lato sensu em Docência no Século XXI: educação e tecnologias, Campos dos Goytacazes, RJ, 2018.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSilvia Cristina Freitas Batistapt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectSchoologypt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.titleSala de aula invertida no estudo de língua inglesapt_BR
dc.title.alternativeuma experiência usando o ambiente Schoologypt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Pós-graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.