Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2047
Título: Capitu
Título(s) alternativo(s): Desvendando a importância da personagem mais enigmática da literatura brasileira em sala de aula
Autor(es): Nardi, Letícia da Silva Rondon
Palavras-chave: Dom Casmurro
Machado de Assis
Data do documento: Abr-2018
Editor: Talita Vieira Barros
Descrição: O objetivo deste trabalho é analisar o romance Dom Casmurro, de autoria de Machado de Assis, publicado pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1899. A obra é um clássico de nossa Literatura e atravessou séculos sem respostas a um enigma: uma suposta traição de personagem Capitolina. Narrado em primeira pesssoa, o romance traz características marcantes da escrita machadiana, como a ironia e a análise psicológica de personagens a partir de um narrador- personagem, o que nos coloca diante das sutilezas do escritor ao compor seus romances. Ao ser trabalhado em sala de aula, o romance tem recebido um tratamento peculiar em algumas escolas: ser analisado a partir do banco dos réus. Ou seja, alunos são orientados a ler o romance para que haja o julgamento de Capitolina a partir da seguinte pergunta: Capitu é culpada ou inocente? Desse modo, o trabalho pretende refletir sobre o papel da Literatura na sala de aula. Para isso, serão analisadas duas propostas de atividades a partir do romance supracitado com turmas do segundo ano do Ensino Médio.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/2047
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto.pdf462,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.